Assessor Técnico de TB/HIV Controlo de Infecção Tempo Inteiro
Candidaturas encerradas
A FHI360 pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Assessor Técnico de TB/HIV Controlo de Infecção para Maputo.
Descrição da Função
Ser responsável, pelas províncias apoiadas pelo CHASS:
Pelas actividades de Colaboração TB/HIV, devendo assegurar a implementação dos 3 Is (Despiste de TB em PVHIV, Controle de Infecção e Quimioprofilaxia de Isoniazida);
Pelas actividades de Controlo de Infecção ocupando-se de:
Medidas de Controlo Ambiental nas USs;
Fluxo de pacientes;
Despiste de TB e testagem de HIV em provedores de saúde;
Pela Biossegurança nomeadamente:
Manuseamento de sangue, expectoração e lixos infecciosos e tóxicos;
Protecção de Trabalhadores incluindo a profilaxia pós exposição (PrEP).
Principais Funções
Participar assídua e activamente nos Grupos Técnicos do MISAU;
Assegurar a liderança técnica e orientação programática no desenho, implementação, monitoria e avaliação dos resultados das intervenções de TB/HIV, CONTROLO DE INFECÇÃO E BIOSSEGURANÇA e Melhoria de Qualidade adoptadas no Projecto;
Desenvolver estratégias efectivas para a integração das actividades colaborativa TB/HIV; de assistência técnica integrada, de formação e mentoria a serem aplicadas pelo Projecto CHASS ao pessoal das unidades sanitárias apoiadas pelo Projecto;
Zelar pelo respeito aos standards nacionais na implementação dos Cuidados e Tratamento de HIV, em particular os respeitantes a TB/HIV, Controlo de Infecção e Biossegurança;
Desenvolver os documentos normativos a ser utilizados pelo Projecto na área de TB/HIV, Controlo de Infecção e Biossegurança à luz das directrizes do MISAU;
Apoiar o Ministério da Saúde no desenho de acções de formação e na implementação dos planos de TB/HIV, Controlo de Infecção e Biossegurança;
Assegurar uma prestação de cuidados integrados e coordenados de TB/HIV e implementação de medidas de Controlo de Infecção;
Apoiar as DPSs a estabelecer medidas efectivas de Biossegurança com vista a minimizar o risco de infecção nas USs;
Elaborar documentos normativos para uso pelas Equipas Provinciais no apoio às DPS e SDSMAS e na capacitação e assistência aos provedores de TARV e PTV nas USs;
Acompanhar o desempenho das províncias nas áreas de TB/HIV e Controlo de Infecção, com particular atenção aos indicadores e qualidade das intervenções nos 3 Is, em Medidas de Controlo Ambiental nas USs, ao Fluxo de pacientes e Despiste de TB e testagem de HIV em provedores de saúde;
Desenvolver estratégias que permitam que os pacientes iniciem e completem a profilaxia com Isoniazida e outras profilaxias que forem a serem introduzidas;
Apoiar o Ministério da Saúde no desenho e facilitação de acções de formação e na planificação de supervisões
Elevar para 90% os resultados de tratamento de TB em Pessoas vivendo com HIV/SIDA diagnosticadas com TB;
Realizar outras tarefas que sejam indicadas pela Direcção Clínica no âmbito do TB7HIV, Controlo de Infecção e Biossegurança ou outras, visando assegurar um desempenho efectivo do Projecto nesta área.
Requisitos Específicos
Licenciatura em Medicina e Pós-graduação/ formação em Saúde Pública e/ou experiência reconhecida nestes domínios;
Pelo menos cinco (5) anos de experiência em programas de saúde;
Experiência clínica e programática considerável (mínimo de 3-5 anos) em cuidados de TARV;
Pelo menos três (3) anos de experiência em clínica e gestão de TB/HIV;
Capacidade de se actualizar permanentemente (e incutir o hábito na equipa) sobre aspectos relevantes na implementação de HIV e SIDA;
Formação em Doenças Transmissíveis e/ou experiência em Programas de Doenças Transmissíveis pode ser um valor acrescentado;
Capacidade de supervisar pessoal técnico e estar em equipa;
Boa capacidade de comunicação;
Habilidade diplomática e capacidade de interagir e cooperar com o Ministério e outros parceiros;
Experiência anterior de trabalho com ONGs constitui uma mais valia;
Capacidade de definir prioridades e actuar em ambiente de pressão;
Capacidade organizacional e de escrever e interpretar relatórios;
Disponibilidade para viajar regularmente aos distritos;
Conhecimento de sistemas informáticos e programas (Word, Excel, PP);