A ONU Mulheres pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Assistente Administrativo e Financeiro (Nacional).
A Resolução 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (UNSCR) sobre mulheres, paz e segurança reconhece a importância das contribuições das mulheres para a prevenção e resolução de conflitos, a manutenção e consolidação da paz. Procura assegurar que a inclusão das mulheres seja valorizada e que as suas contribuições sejam apreciadas nos processos de paz e gestão de conflitos. A resolução é essencial para alavancar acções estratégicas para intervenções equitativas e sustentáveis nos processos de construção da paz, através do envolvimento de mulheres e raparigas. Desde a adopção da resolução em Outubro de 2000, os Estados membros se comprometeram com o desenvolvimento de Planos de Acção Nacionais para sua implementação. Com o apoio da ONU Mulheres, o Governo de Moçambique, através do Ministério do Género, Crianças e Acção Social, desenvolveu o Plano de Acção Nacional sobre Mulheres, Paz e Segurança (PNAMPS 2018-2022) para cumprir o compromisso do país em implementar a Resolução 1325 e resoluções relacionadas.
Com base em experiências internacionais, o PNAMPS foi formulado em torno de três áreas estratégicas: A resposta integrada à violência contra mulheres e raparigas; a promoção do empoderamento económico das mulheres e o fortalecimento de ambientes favoráveis à implementação efectiva de compromissos globais sobre mulheres, paz e segurança a nível nacional. Esta abordagem responde a uma forte percepção de que em Moçambique, como em qualquer parte do mundo, os conflitos exacerbam a violência contra as mulheres e raparigas e a sua insegurança, destroem os seus meios de sobrevivência, enfraquecem as perspectivas de empoderamento económico e reforçam a exclusão das mulheres nos processos de tomada de decisões devido a sua baixa representação em plataformas formais de resolução de conflitos.
Em colaboração com a ONU Mulheres em Moçambique e apoio dos Governos da Islândia e Noruega, o MGCAS embarcou num projecto para implementar o PNAMPS. O projecto intitulado “Promover a Participação Efectiva de Mulheres e Raparigas na Paz, Segurança e Recuperação em Moçambique” assenta sobre quatro pilares inter-relacionados: (i) reforço da segurança para as mulheres e fornecer serviços multissectoriais integrados às vítimas de violência; (ii) promover e facilitar a recuperação económica das mulheres; (iii) fortalecimento da capacidade das mulheres e das organizações de mulheres de participar na prevenção e resolução de conflitos, em particular a nível da comunidade; e (iv) fortalecimento da capacidade institucional para coordenar, monitorar e garantir a prestação de contas sobre Paz e Segurança das Mulheres.
Com o MGCAS como instituição coordenadora, a implementação do projecto envolve outros intervenientes incluindo o Ministério da Defesa Nacional, o Ministério do Interior, o Ministério da Saúde, o Ministério da Justiça e organizações da sociedade civil que trabalham na área de mulher, paz e segurança.
Website: http://jobs.undp.org/cj_view_jobs.cfm?cur_categ_id=9
Validade: 24/07/2018
Local: Maputo
Tipo de Contrato: SC, SB2
Duração: 1 ano (renovável sujeito a período probatório de 3 meses, avaliação de desempenho e financiamento)
Instituição: Ministério do Género, Criança e Acção Social (MGCAS)
Língua de Trabalho: Português
Responde ao: Director Nacional do Género