A Enabel pretende recrutar para o seu quadro e pessoal Assistentes de Gestão de Dados Energéticos.
A colaboração entre o Governo de Moçambique e da Bélgica no domínio das energias renováveis abrange o reforço de capacidades no Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME) e no Fundo de Energia da FUNAE. No MIREME, o apoio visa criar condições para que o sector energético possa planear, gerir, implementar e monitorizar todas as actividades do sector, com especial atenção às energias renováveis para as zonas rurais a nível central e provincial, e do novo regulador multissectorial para o sector ARENE.
Várias revisões e análises SWOT confirmam que uma área crítica de preocupação na promoção do acesso à energia sustentável continua a ser a qualidade da recolha, processamento e gestão de dados no sector. Parece haver uma falta geral de integração da informação e de esforços de consolidação devido à falta de recursos humanos qualificados suficientes responsáveis no MIREME por essa recolha e análise de dados. Esta situação gera incompatibilidades e discrepâncias em vários exercícios nacionais e localizados de elaboração de relatórios e planeamento. Por conseguinte, é necessário melhorar e adaptar as competências de gestão e análise da informação e as ferramentas digitalizadas para a planificação, monitorização e avaliação do acesso à energia no MIREME.
Os esforços para actualizar as políticas e o planeamento de Moçambique em matéria de energia no sentido do acesso universal à energia e para responder aos desafios contínuos de coordenação e integração entre os actores governamentais e não governamentais, bem como aos desafios persistentes de capacidade para a implementação de novas políticas e planos, estão a ser limitados pelas recentes medidas transversais de redução de custos e paragens de recrutamento no sector público de Moçambique. O MIREME solicitou apoio para reforçar a Direcção de Planificação e Cooperação (DPC) e outras direcções nacionais e provinciais, nas suas tarefas de elaboração de relatórios e planificação, resolvendo a sua actual falta de pessoal. A actual componente de pessoal terá de ser aumentada para um máximo de 5 funcionários. Para este efeito, o projecto CB MIREME irá recorrer a financiamento para recrutar recursos humanos adicionais numa base temporária. Estes jovens graduados serão recrutados como Assistentes de Gestão de Dados de Energia.
As tarefas dos assistentes de gestão de dados energéticos consistirão principalmente na prestação de assistência nas seguintes tarefas:
O processo de recrutamento é gerido por uma agência de emprego por conta da Enabel. A supervisão diária está nas mãos do Director da DPC, em nome do projecto CB MIREME. As condições de trabalho serão de acordo com a tabela salarial em vigor da Função Pública em Moçambique, especificamente para o MIREME.
Qualificações
Experiência
Habilidades
Atributos Favoráveis
Email: akila.munir@enabel.be e daniel.boucart@enabel.be
Validade: 22/10/2019
Local: Moçambique
Duração: 12 meses
Início: 15/11/2019