A Solidar Suiça pretende contratar Avaliadores do Projecto Planificação Participativa e Gestão Local de Recursos (PPGLR).
A Solidar Suíça é uma organização internacional com representação em Moçambique, composto por um portefólio de projectos que actuam no país com vista a melhoria de vida das comunidades vulneráveis e que clama de ajuda.
Um dos projectos desenhados foi o projecto 3426-PPGRL com a actuação de 2021 até o ano 2022 nas províncias de Sofala (Distritos de Búzi, Chibabava, Chemba e Município de Gorongosa), Manica (Distritos de Sussundenga, Bárué, Macate, Vanduzi e Município de Gondola) e Tete (Cahora Bassa, Changara, Mágoe, Marara, Dôa e Município de Moatize), porém a sua actuação inicial foi dada em 2003 e apenas na cidade de Chimoio.
Reduzir a pobreza e as desigualdades socioeconómicas através do reforço dos processos participativos na tomada de decisões ao nível da governação local e da promoção da responsabilização (fonte: projecto-proposta 3426-2021/22).
Objectivo 1: Dar poder à sociedade civil e à população para promover os direitos humanos e civis, a fim de fomentar a cidadania activa, a participação democrática e processos de tomada de decisão inclusivos.
Objectivo 2: Melhorar os serviços públicos nos Distritos e Municípios através da planificação e monitorização participativa (fonte: projecto-proposta 3426-2021/22).
Este projecto visa beneficiar 6000 pessoas, das quais:
Com Organizações Parceiras
Âmbito e Objectivo da Avaliação
A presente avaliação tem como objectivo o projecto PPGLR em Moçambique no período 2016 – 2022.
Os Objectivos da Avaliação são:
Resultados
Questões-Chave para a Avaliação:
Descrever e avaliar a eficácia das estratégias de preparação, implementação e adaptação do PPGLR, relativamente ao alcance dos principais objectivos
Apreciar e analisar a eficiência do PPGLR em termos da adequabilidade dos instrumentos escolhidos e dos recursos disponibilizados
Apreciar em que grau as actividades/processos/benefícios a sociedade civil e a população tem sustentabilidade quando esse apoio do PPGLR terminar?
Lições Aprendidas
Metodologia
Fases da Avaliação
A avaliação inclui três fases:
Trabalho de Gabinete
A fase de trabalho de gabinete consistirá na recolha e análise de informação relevante que tenha sido produzido durante o período em questão que possa ser obtida através de consulta de documentos e de entrevistas com representantes dos actores envolvidos.
Esta fase terá no máximo 2 semanas, devendo terminar obrigatoriamente com a apresentação e discussão do relatório inicial (Inception Report), no qual deverão participar representantes dos vários detentores de interesse.
O primeiro relatório deverá:
Trabalho de Campo
Relatório Final
A fase final da avaliação diz respeito a apresentação dos seus resultados, os quais deverão ser apresentados sob forma de:
O relatório final, a ser pela equipa de avaliadores, além de conter a descrição e a análise de todo trabalho subjacente a avaliação e conclusões, deve incluir igualmente as respostas as perguntas formuladas nos TdR, as conclusões, as lições aprendidas e as recomendações, devidamente fundamentadas, das quais constituem um fundamento fundamental da avaliação e que permitirão fundamentar decisões futuras;
Este relatório deverá ser entregue em um suporte papel e informático em formato Word. Em anexo o relatório final devera ser incluída a informação durante a fase de gabinete e de campo, na qual devem constar, pelo menos, os seguintes documentos:
Composição da Equipa de Avaliação
A equipa de avaliação deverá ser multidisciplinar, incluindo especialistas com seguintes perfis:
A equipa de avaliação deverá apresentar os currículos vitae, de preferência um consultor local;
Por questões éticas nenhum dos membros da equipa da avaliação poderá ter ligações com a conceção/execução dos programas a avaliar, devendo cada avaliador assinar uma declaração de ausência de conflito de interesse.
Apresentação das Propostas
Cada avaliador deve apresentar sua proposta de trabalho a desenvolver com a indicação da metodologia, fases, orçamento, e calendarização. Essa proposta deverá indicar os métodos previstos para a recolha dos dados e informação, bem como para o seu tratamento e análise.
Orçamento Necessário e Logística
O orçamento global estará em torno de 650.000 MZN (seiscentos e cinquenta mil meticais) sem IVA incluído.
Calendário de Execução
A avaliação decorrerá em 2022, num período de 1 mês e meio (Setembro- Outubro) com o seguinte calendário.
Fase | Actividade | Prazo (30 dias úteis) | Intervenientes |
1 | Trabalho de gabinete | 10 Dias uteis | Equipa de avaliação |
2 | Trabalho de campo | 10 Dias uteis | Equipa de avaliação e representante da organização |
3 | Primeira versão do relatório final | 5 Dias uteis | Equipa de avaliação |
4 | Discussão e análise da primeira versão do relatório final | 2 Dias uteis | Todos detentores de interesse |
5 | Relatório final | 3 Dias uteis | Equipa de avaliação |
Nota: As propostas devem ser apresentadas em língua Portuguesa electronicamente incluindo a proposta financeira e técnica à Solidar Suíça com referencias “Avaliação PPGLR”.
Email: tender@solidarmoz.org
Validade: 04/08/2022
Local: Manica, Tete e Sofala
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