Modelos de Carta de Demissão em Word Para Baixar

Muitas vezes temos que deixar coisas para trás e seguir em frente, isso inclui o nosso emprego actual. Nesses momentos delicados devemos seguir algumas formalidades para que a saída seja a menos complicada possível. Se você decidiu deixar o seu actual emprego, não vá embora sem deixar uma carta formal de demissão aos seus superiores.

Uma carta de demissão pode parecer uma tarefa difícil, mas muitos empregadores exigem isso como parte do processo de saída como prova de que você está a deixar o seu posto voluntariamente. Mesmo que o seu patrão ou gestor de RH não lhe peça, ainda é recomendável que você envie uma carta.

É importante notar que uma carta de demissão não é uma ferramenta para você desabafar sobre os motivos da sua saída da empresa ou aduzir a sua insatisfação. Você nunca sabe com quem você poderá cruzar-se no futuro ou quais conexões seu actual empregador tem na sua indústria.

O que incluir na carta de demissão

As cartas de demissão devem ser bastante simples e directas. As informações básicas a apresentar na carta são as seguintes:

  • Uma declaração formal de demissão
  • Sua proposta de data para a saída
  • Sua assinatura
  • A data do envio da carta

Além do básico, é uma boa ideia expressar gratidão na sua carta de demissão. Mesmo que vocês tenham vossas diferenças, agradeça ao patronato pela oportunidade de trabalhar na empresa.

Sempre que possível e aplicável faça o seu futuro ex-empregador sentir que gostou de trabalhar para ele, mesmo que não tenha – pense em boas recomendações no futuro.

Esteja também aberto a oferecer sua assistência na formação de um substituto e preparar a equipe para sua partida durante as últimas duas (ou mais) semanas.

O que não incluir na carta de pedido de demissão?

O motivo da saída: Embora você possa sentir a necessidade de explicar porque está a abandonar o barco, não é necessário expor na sua carta porque está a pedir demissão.

O que você não gostava na empresa: É possível que o seu relacionamento com seu chefe, colegas de trabalho ou administração tenha algo a ver com sua decisão de deixar a empresa. Por mais amargo que seja, resista ao desejo de desabafar e lançar farpas na carta de demissão.

Declarações emocionais: É importante manter um tom profissional e calmo na sua carta. Evite frases pessoais como “eu acho” ou “eu sinto”, a menos que expressem um sentimento positivo de gratidão.

Modelos de carta de demissão

Agora que você tem uma ideia sólida de como deve redigir a sua carta de demissão, é hora da prática. Tenha em atenção que é extremamente recomendado que escreva a sua carta a mão, ou seja, com caneta e papel, a maior parte dos empregadores hoje exige que assim seja, pois dessa forma são reduzidas as chances de você afirmar que foi coagido a assinar uma carta de demissão, para além de ser de praxe.

Modelo de carta de demissão com cumprimento do período do aviso prévio

À

Lugela Digital

 

Prezado(s) Senhor(es)

Por motivos pessoais, venho por meio de esta apresentar meu pedido de demissão do cargo de Assistente Administrativo, que actualmente ocupo nesta instituição.

Informo ainda que irei cumprir o aviso prévio a que estou sujeito por lei.

Sem mais

 

Maputo, aos 25 de Fevereiro de 2018

_____________, ___ de ___________ de ______.

 

José Ivo

José Ivo Muchanga

Baixar modelo 1

Modelo de carta de demissão sem cumprimento do período do aviso prévio

À

Lugela Digital

 

Prezados senhores,

Venho por esta carta informar que por motivos profissionais, apresento o meu pedido de desligamento do cargo de Gestor Logístico, o qual ocupo nesta instituição.

Tendo interesse em desligar-me de imediato, solicitando a dispensa do cumprimento do aviso prévio.

Sem mais.

 

Maputo, aos 25 de Fevereiro de 2018

_____________, ___ de ___________ de ______.

 

José Ivo

José Ivo Muchanga

Baixar modelo 2