Advertisements

O que fazer quando não souber o que responder durante a entrevista de emprego

Enviada por | março 6, 2017 | Entrevista de Emprego

A possibilidade de não ter uma resposta para alguma das perguntas durante a entrevista é um tanto quanto assustadora para muitos candidatos. Em muitos casos é possível que simplesmente você não saiba a resposta, já noutros casos, a resposta está lá, mas a sua mente lhe trai e retrai. Então:

O que fazer nos casos em que não conseguir responder a uma pergunta na entrevista de emprego?

Estar preparado para uma eventual crise de criatividade pode ajudar a aliviar parte da ansiedade e ajudar a tirar o máximo proveito de uma situação difícil. Eis aqui algumas dicas simples sobre como agir caso você não saiba ou não tenha a certeza de como responder a uma determinada pergunta durante uma entrevista de emprego.

1. Não entre em pânico

Um preparo psicológico e fortalecimento mental antes de qualquer entrevista é um ingrediente essencial para o sucesso. Entenda que não importa o quão preparados os outros candidatos estejam, nenhum deles irá responder à todas as perguntas da entrevista de emprego na completa satisfação do recrutador.

Quase sempre, uma entrevista sólida é mais importante que uma entrevista perfeita, então concentre-se na autenticidade e não na perfeição. Pensar assim vai certamente ajuda-lo a não entrar em pânico caso não tenha a resposta certa a uma pergunta.

2. Fique calmo

A sua calma perante uma pergunta da qual você não pode responder é mais importante do que preocupar-se com a resposta de facto. Manter a calma e uma postura confiante quando confrontado com uma pergunta difícil, vai ajudar a convencer o recrutador que a sua incapacidade de responder a uma pergunta é uma ocorrência incomum para si.

Se você desanimar e ficar desnorteado, o entrevistador pode perder o interesse em si. Considere dizendo algo como “Essa é uma pergunta muito interessante, posso analisar um pouco com mais tempo e dar uma resposta mais tarde?” ou “Boa pergunta, eu posso respondê-la parcialmente, mas agradecia se pudesse responder melhor mais tarde.”

3. Consiga algum tempo

Ganhe tempo fazendo perguntas.

Pedir esclarecimentos é uma boa forma de conseguir tempo para pensar numa resposta.

Muitas vezes você pode conseguir algum tempo para formular uma resposta reformulando a questão, ou pedindo esclarecimentos. Por exemplo, você poderia dizer: “Gostaria de um exemplo de como eu manteria os colegas de equipe motivados em tempos de crise?” Enquanto o entrevistador lhe esclarece, você poderá pensar em alguma coisa para dizer.

4. Procure a resposta depois

Sem sombra de dúvidas a sua próxima tarefa depois de ter sido totalmente derrubado por uma questão-chave é pesquisar a melhor resposta para a pergunta. Você pode então incluir essa resposta como parte de sua comunicação de acompanhamento da sua candidatura.

Muito poucos empregos exigem que os trabalhadores tenham todas as respostas no exacto momento em que as pedem. Mostrar que você é persistente, trabalha duro, e busca mais conhecimento pode impressionar muitos empregadores.

Advertisements

SIGA-NOS


COMENTE E DEIXE SUAS DÚVIDAS

Olá leitor, o meu nome é Matope José. Obrigado por ler este artigo, espero ter ajudado. Por favor partilhe a sua opinião sobre este tema e as dificuldades tem tido, fale um pouco da sua experiência com casos similares. Caso tenha alguma dúvida ou deseja que eu produza um artigo ou vídeo sobre um assunto específico, também pode sugerir no campo de comentários, que certamente irei responder. Bem vindo e não saia sem deixar algumas palavras, este espaço é seu. Obrigado!

5 Comentários para “O que fazer quando não souber o que responder durante a entrevista de emprego”

  1. Comment made by leon on mar 7th 2017 at 5:21 pm:

    muito bom. Agradeço pelas dicas.

  2. Comment made by Santos dos Santos on mar 8th 2017 at 5:50 pm:

    Boa tarde,
    Agradeço pelas dicas e sao muito importante, as vezes temos feito algo sem saber que estamos a errar e tenho muita paciencia em entrar na rede pelo menos para ter uma dicas gratificantes.OBrigado o laborador e todos que tem contribuindo .

  3. Comment made by Arsenio Perengue on abr 7th 2017 at 11:57 pm:

    Ora viva Matope Jose!
    De facto tocou num ponto muito comum em entrevistas de emprego, e uma situacao muito embaracosa entretanto com estas orientacoes certamente que qualquer um que as acatar podera se sair bem.
    Gostaria de sugerir a publicar um artigo sobre o que responder na pergunta “quanto gostaria de receber”
    obrigado

  4. Comment made by Matilde on maio 12th 2017 at 10:10 pm:

    Gostei das dicas muito Boa elas.

Este conteúdo não recebe comentários.