Advertisements

Entrevista de Emprego

Qual é sua expectativa salarial?

Estar totalmente preparado para o processo de entrevista significa saber quais perguntas antecipar. Uma dessas perguntas é: Quais são suas expectativas salariais? Você não vai encontrar essa pergunta durante uma entrevista de estágio, mas é muito provável que tenha que respondê-la nos casos em que concorrer a um emprego efectivo. Por que os empregadores perguntam isso? Se você é um recém graduado, é porque eles querem certificar-se de que você tem alguma noção sobre a indústria e o quão realistas são as suas expectativas.

O salário inicial varia de acordo com o tipo de trabalho e indústria, saber o máximo possível sobre o seu campo é extremamente importante quando estiver a preparar-se para responder a esta pergunta. Outra coisa a notar é que os salários de nível de entrada não estão, na maioria das vezes, abertos à negociação.

Aqui estão algumas coisas a ter em mente ao preparar-se para responder.

1. Quando não é apropriado negociar

Se você foi recrutado para um programa formal de admissão (um programa onde um grupo de pessoas realiza treinos em conjunto) provavelmente não haverá negociação salarial.

Isso inclui campos como banca, consultoria e engenharia, todos os quais têm salários estruturados para posições de entrada. Caso esteja a entrar numa dessas indústrias, é melhor não negociar! No entanto, é recomendável que vá a entrevista sabendo a faixa salarial para o cargo e ter um sentido claro do que esperar caso lhe ofereçam o emprego.

Diga algo como: “Eu espero receber um salário que é proporcional ao padrão da indústria para um candidato de iniciante nesta posição.”

2. Quando é apropriado negociar

No caso de estar a explorar um campo mais criativo (como media ou marketing) e tem experiência relevante anterior, então a negociação pode ser possível. Faça sua pesquisa sobre a indústria e quanto outras pessoas na área têm recebido.

Depois de ter feito a pesquisa e conhecer o intervalo para a posição, você está pronto para mostrar ao entrevistador que você tem as habilidades para merecer o salário mais alto dentro desse intervalo.

3. Pergunta: Qual é sua expectativa salarial?

Diga algo como: “Eu sei que o salário médio para este tipo de posição de nível de entrada está na faixa dos 25.000 MT aos 40.000 MT. Eu penso que algo nessa faixa faria jus ao meu cargo e tarefas a serem executadas, tendo em conta à minha experiência de estágio passado, portanto, espero um salário dentro dessa faixa. ”

Responder “Quais são as suas expectativas salariais?” Eficazmente é fácil se você entrar na conversa preparado e com alguma pesquisa sólida na manga. Seja confiante e directo, mas também lembre-se de ser flexível na conversa e seguir um caminho que lhe leve a causar uma boa impressão ao entrevistador.

Advertisements
O que falar na entrevista de emprego

Em algum momento da sua vida você provavelmente terá que preparar-se para várias entrevistas de emprego. Cada entrevista é diferente porque cada posição e cada entrevistador são diferentes, mas há algumas coisas que raramente mudam quando se trata de entrevistas de emprego – você precisa impressionar o empregador.

Vamos listar a seguir oito coisas que você deve sempre dizer durante uma entrevista:

1. Você conhece bem a empresa

Mostre ao entrevistador que você fez sua pesquisa mostrando o que você sabe à respeito da empresa. Antes da entrevista, visite o seu site, as redes sociais, artigos recentes e tudo o que você puder encontrar. Demonstre esse conhecimento em todas as suas respostas e o entrevistador verá seu verdadeiro interesse na empresa.

2. Você tem a experiência necessária para o trabalho

Todo entrevistador perguntará sobre sua experiência. Use esta questão como sua oportunidade para provar que você tem a capacidade de realizar o trabalho.
Fale sobre coisas relevantes que você fez e os resultados do seu trabalho. Explique o seu sucesso com um projecto anterior, isso permitirá que você alcance com sucesso os objectivos da empresa. Prove o seu valor.

3. Você trabalha bem com outros

A capacidade de trabalhar em equipe é uma das qualidades mais desejadas pelos empregadores. Um entrevistador quer ouvir como você trabalhou em uma equipe no passado e como pretende integrar à nova equipa.
Explique o seu papel na equipe e como você contribuiu para o sucesso da equipe. As empresas querem criar equipes que possam auto-gerirem-se e produzirem resultados fortes.

4. Você está constantemente em busca de conhecimento

Os empregadores querem ouvir que você está aberto para adaptar-se e aprender novos métodos. Fale sobre sua vontade de continuar a aprender mais sobre sua indústria.
Diga-lhes como você está constantemente a ler artigos sobre tendências da indústria e está em constante contacto com os mentores que lhe dão conselhos sobre as melhores práticas; Não basta dizer isso. Seja específico ao referenciar publicações que você lê ou blogs que você acompanha. Referenciar os artigos publicados aqui no MMO Emprego ou no Me Recrute já é um grande começo.

5. Você está motivado

Quando você usa a palavra “motivado” para descrever a si mesmo, você estará a expressar duas características suas para o seu entrevistador: Primeiro, que você tem um desejo de ajudar a empresa. Segundo, que você é um trabalhador produtivo. Essas duas características mostram aos empregadores que podem contar consigo para a realização do trabalho.
Explique como sua alta motivação o ajudou no passado e como ela o ajudará com coisas específicas relacionadas a esse novo cargo.

6. Você está entusiasmado com o trabalho

Um candidato animado é aquele que não vai assumir o trabalho à toda. O entusiasmado diz: “Eu realmente quero este trabalho e farei o meu melhor quando eu conseguir.”
Os empregadores querem trabalhadores optimistas .

7. Você tem um plano

O objectivo mais importante da sua entrevista é demonstrar como você vai beneficiar a empresa, não como eles irão beneficiá-lo. Não se esqueça desta distinção importante na sua entrevista.
Explique aos empregadores como você realizará as tarefas vitais para o cargo. Você obviamente não terá todos os detalhes para fornecer, mas terá algumas ideias gerais, daí a importância de uma pesquisa sobre a empresa e o cargo antes.

8. Você quer construir uma carreira na empresa

Seu entrevistador quer saber que você vai investir na empresa e você não está a usá-la como escada. Se planeia trabalhar para a empresa por um longo tempo, diga isso em sua entrevista.

A possibilidade de não ter uma resposta para alguma das perguntas durante a entrevista é um tanto quanto assustadora para muitos candidatos. Em muitos casos é possível que simplesmente você não saiba a resposta, já noutros casos, a resposta está lá, mas a sua mente lhe trai e retrai. Então:

O que fazer nos casos em que não conseguir responder a uma pergunta na entrevista de emprego?

Estar preparado para uma eventual crise de criatividade pode ajudar a aliviar parte da ansiedade e ajudar a tirar o máximo proveito de uma situação difícil. Eis aqui algumas dicas simples sobre como agir caso você não saiba ou não tenha a certeza de como responder a uma determinada pergunta durante uma entrevista de emprego.

1. Não entre em pânico

Um preparo psicológico e fortalecimento mental antes de qualquer entrevista é um ingrediente essencial para o sucesso. Entenda que não importa o quão preparados os outros candidatos estejam, nenhum deles irá responder à todas as perguntas da entrevista de emprego na completa satisfação do recrutador.

Quase sempre, uma entrevista sólida é mais importante que uma entrevista perfeita, então concentre-se na autenticidade e não na perfeição. Pensar assim vai certamente ajuda-lo a não entrar em pânico caso não tenha a resposta certa a uma pergunta.

2. Fique calmo

A sua calma perante uma pergunta da qual você não pode responder é mais importante do que preocupar-se com a resposta de facto. Manter a calma e uma postura confiante quando confrontado com uma pergunta difícil, vai ajudar a convencer o recrutador que a sua incapacidade de responder a uma pergunta é uma ocorrência incomum para si.

Se você desanimar e ficar desnorteado, o entrevistador pode perder o interesse em si. Considere dizendo algo como “Essa é uma pergunta muito interessante, posso analisar um pouco com mais tempo e dar uma resposta mais tarde?” ou “Boa pergunta, eu posso respondê-la parcialmente, mas agradecia se pudesse responder melhor mais tarde.”

3. Consiga algum tempo

Ganhe tempo fazendo perguntas.

Pedir esclarecimentos é uma boa forma de conseguir tempo para pensar numa resposta.

Muitas vezes você pode conseguir algum tempo para formular uma resposta reformulando a questão, ou pedindo esclarecimentos. Por exemplo, você poderia dizer: “Gostaria de um exemplo de como eu manteria os colegas de equipe motivados em tempos de crise?” Enquanto o entrevistador lhe esclarece, você poderá pensar em alguma coisa para dizer.

4. Procure a resposta depois

Sem sombra de dúvidas a sua próxima tarefa depois de ter sido totalmente derrubado por uma questão-chave é pesquisar a melhor resposta para a pergunta. Você pode então incluir essa resposta como parte de sua comunicação de acompanhamento da sua candidatura.

Muito poucos empregos exigem que os trabalhadores tenham todas as respostas no exacto momento em que as pedem. Mostrar que você é persistente, trabalha duro, e busca mais conhecimento pode impressionar muitos empregadores.

Muitas ideias aparecem na nossa mente quando estamos numa entrevista de emprego, tentamos muitas vezes fazer um pouco de tudo para impressionar, mas há algumas coisas que devemos manter para nós mesmos durante uma entrevista de emprego. Controle as coisas que você partilha com o seu entrevistador, mantendo o foco nas suas habilidades e qualificações para o trabalho.

O entrevistador não está interessado na sua vida pessoal, seus planos de férias, ou do motivo pelo qual você precisa loucamente ser contratado. Ele quer saber porquê você é a pessoa mais qualificada para o trabalho. Se você acha que não tem as qualificações todas, não precisa mencionar isso.

Evite também fazer comentários sobre o seu empregador actual (ou último). As empresas querem contratar pessoas positivas, e não queixosos.

20 coisas que você deve evitar dizer na entrevista de emprego

1. Eu realmente odeio o meu trabalho. (Você também vai odiar este trabalho se eles lhe contratarem)

2. Eu não tenho toda a experiência que procuram, mas estou pronto para desafios e aprendo rápido. (Deixe o entrevistador descobrir se você é qualificado ou não e foque-se nas habilidades que você tem.)

3. Eu realmente preciso deste emprego. (Evite parecer desesperado)

4. Eu tenho um período de férias previsto para as próximas semanas. (Não mencione férias antes mesmo de conseguir o trabalho)

5. Meu chefe actual é o pior chefe que existe. (E o que você vai dizer sobre o seu novo patrão, se as coisas não derem certo?)

6. Minha actual empresa é horrível. (Quem garante que a nova não é?)

7. Quanto irei receber por este trabalho? (Deixe o empregador ser o primeiro a falar de dinheiro.)

8. Você se importa se eu atender esta chamada? (O telefone deve estar desligado ou em silêncio antes mesmo da entrevista iniciar.)

9. Eu não sei. (Saiba aqui o que dizer quando não sabe o que responder)

10. Está no meu currículo. (Sim está, mas o entrevistador quer ouvir isso de você.)

11. Eu não tenho transporte ainda, mas eu terei em breve. (O mesmo que acima. Mesmo que não tenha um meio de transporte pessoal, não deixe transparecer ao transportador que isso poderá ser eventualmente um motivo para você faltar ou atrasar-se)

12. Tenho um compromisso, será que isto vai acabar logo? (Reserve um bom tempo para o dia da entrevista, se houver fila, talvez você nunca saiba quando irá terminar)

13. Desculpe, estou atrasado. ( Não seja a menos que tenha uma emergência.)

14. Qual é a política de namorar com colegas de trabalho? (Está para trabalhar ou tratar da sua vida amorosa?)

15. Palavrões ou gírias. (Mantenha-se profissional e educado.)

16. Não tenho ninguém para cuidar das crianças, mas estou a resolver isso. (Você não pode dar ao entrevistador qualquer razão para ele pensar que você não vai ter a disponibilidade requerida pela empresa.)

17. Este horário realmente não está bom para mim. Não é possível fazer alterações? (Não peça nada até que você seja admitido,)

18. Eu não tenho dúvidas. (Você deve sempre ter uma lista de perguntas prontas para fazer ao entrevistador.)

19. O que se faz nesta empresa? (Você deve fazer uma pesquisa profunda sobre a empresa.)

20. Quais são os benefícios que vocês oferecem? (Espere ser contratado para discutir benefícios.)