Advertisements

Porquê não me contactaram depois da entrevista?

Muitas vezes quando você se candidata a uma vaga de emprego vem a ideia de que meteu o seu currículo numa garrafa e atirou ao mar e com sorte o recrutador irá encontra-lo. As coisas tornam-se mais frustrantes quando após uma entrevista você não recebe nenhum retorno da empresa… Nem um email, tampouco uma ligação telefónica.

Se você receber apenas silêncio como resposta, o melhor a fazer é continuar a procura e expandir a sua rede de contactos. Mas nunca deixe de considerar fazer uma auto avaliação e ver o que pode coloca-lo em destaque da próxima vez. Para ajuda-lo a entender o que pode ter dado errado, listamos as 6 razões mais comuns:

“Apenas os candidatos seleccionados serão contactados”

Essa é uma lei para muitos empregadores. Você é bem qualificado, no entanto alguém mais qualificado apareceu. Num mercado de trabalho feroz, os empregadores escolhem exactamente o candidato que eles projectaram. Um agradecimento pela sua candidatura ou um email a informar que não foi aprovado seria bom, mas não espere muito por isso.

Eles irão entrar em contacto em algum momento no futuro

As empresas recebem tantas candidaturas e realizam tantas entrevistas que pode levar muito tempo para que entrem em contacto. Existem empresas que levam vários meses para concluir o processo de recrutamento, a entrevista é apenas uma das fases.

Eles teriam entrado em contacto se você reunisse os requisitos

A maior parte dos anúncios de emprego indica os requisitos para se ocupar uma determinada posição. Requisitos são obrigatórios e cumulativos, o que quer dizer que você DEVE reunir todos os requisitos exigidos para poder ser considerado para a posição. Por mais que você ache difícil, existem várias pessoas que reúnem todos os requisitos pedidos e geralmente estas serão as pessoas bem sucedidas. Imagine a frustração do empregador ao descobrir na entrevista que você não é fluente a inglês, quando estava explícito no anúncio que era necessário ter domínio da língua inglesa? Perda de tempo para ambos.

Você pode ter muita sorte em ser chamado para entrevistas e acaba “morrendo na praia” porque o entrevistador nota que você não é tudo o que dizia ser no currículo ou que simplesmente não reúne os requisitos todos pedidos. Optimize o seu tempo respondendo à anúncios aos quais você reúne todos os requisitos.

Você está a disparar para todos os lados

Muitas vezes o candidato simplesmente não é qualificado para o cargo específico, seja por excesso ou por defeito. Entende-se que as vezes o desespero obrigue a tentar a sorte em todas as oportunidades que aparecem, não é de se condenar – apenas não crie expectativas nos casos em que claramente os seus conhecimentos, formação e até mesmo experiência não tem nada a ver com a área em que se candidata. Foque-se em anúncios para a sua área e livre-se da aflição da espera eterna.

Sua candidatura precisa ser actualizada

A falta de uma carta de apresentação ou um objectivo de currículo fora do contexto. Aqui só podemos falar daqueles documentos padrão que os candidatos enviam para todas as oportunidades que aparecem. Lembre-se que para cada nova candidatura uma nova carta deve ser feita, bem como o seu currículo deve ser actualizado. Você não pode ter o mesmo objectivo de carreira para diferentes cargos ou diferentes empresas, elas não são iguais.

Já não há vagas!

Às vezes, devido a cortes de orçamento de última hora, uma vaga pode ser eliminada antes mesmo de ser preenchida. Em outros casos, as empresas lançam candidaturas para reunir candidatos que possam ser recrutados no futuro, mesmo que no momento não existam vagas abertas.

O que pode aprender com o que aconteceu?

Porquê não me contactaram depois da entrevista?

Se você acredita que a sua candidatura é forte e gostaria de confirmar que teve a devida atenção, existem algumas coisas que você pode fazer:

1. Entre em contacto com a empresa

Sim, o anúncio tinha um aviso “sem chamadas”, e não havia um nome de qualquer maneira. Mas se você tem certeza de que está certo para o trabalho, e você não ouviu nada depois de uma semana, você ainda pode ligar para alguém para descobrir se você está pelo menos na corrida. Tente encontrar o gerente de contratação. HR está muito ocupado, e eles quase nunca querem ouvir de você.

2. Mas não seja uma praga

Se você participou de uma entrevista e enviou um email de agradecimento, então espere pelo menos uma semana para ligar ou mandar um segundo email, que deve ser o último. Não é recomendável que apareça no escritório sem marcar hora.

3. Dê uma olhada no seu currículo

Procure por uma segunda e terceira opinião sobre o seu currículo? Será que tem um aspecto profissional? Possui realizações, em vez de apenas títulos e datas de “experiência”?

Considere ler o artigo: Como produzir um currículo de sucesso.

 

Até a próxima!

Advertisements

5 Comentários para “Porquê não me contactaram depois da entrevista?”

  1. Anselmo Mangaua Matambo 2:54 pmJaneiro 18, 2018

    Na verdade todos estes comentarios/conselhos/encorajamentos constituem uma realidade para mim. Agradecer o palpite dado que agora vejo de forma mais profissional o assunto da empregabilidade.
    Cordiais saudacoes a equipe, continuem a acessorar-me porque sinto que estou crescendo cada vez mais.
    Atenciosamente!

  2. Anselmo Mangaua Matambo 3:03 pmJaneiro 18, 2018

    Agradecimentos!

  3. Eusebio Arnaldo 8:05 amJaneiro 20, 2018

    Agradeço pelo palpite dado

  4. Atanasio Aurelio Magaia 10:40 amFevereiro 2, 2018

    Muito obrigado pelas orientacoes sabias! O mercado e tao feroz que exige, nao so formação mas também experiência laboral. E a capacidade de poder discernir com eficácia que a vaga para qual concorre tem realmente a ver com sua formação.

  5. Ezequiel rafael nhaquila 2:28 pmFevereiro 2, 2018

    clara certeza de tudo dito, a preecupacao e mesmo ,ter a certeza deque o seu CV tera chegado a pesssao certa ,isto e, ao recurtador e muitas vezes madamos os CVs, as secretarias nao fazem chegar, qual seria a melhor forma do CV chegar ao destinatario certo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *