Advertisements

44 Dicas Para Produção de um Currículo de Sucesso

Aprenda a redigir um CV competitivo

1. Conheça o propósito do seu currículo

Algumas pessoas escrevem o currículo, com o objectivo único de  conseguir emprego. Como resultado, eles acabam ficando com a imagem de desesperados caçadores de emprego. O objectivo do seu currículo é conseguir uma entrevista, e a entrevista é que vai resultar em emprego.

2. Contextualize as suas qualidades e pontos fortes

Em vez de criar uma lista longa (e chata), com todas as suas qualidades (por exemplo, disciplinado, criativo, dinâmico), tente conectá-los com a vida real e com experiências de trabalho.

3. Certifique-se de usar as palavras-chave correctas

A maioria das empresas (mesmo as pequenas) já estão a usar bases de dados digitais para procurar candidatos. Isso significa que o departamento de RH irá executar pesquisas baseadas em palavras-chave específicas. Se o seu currículo não tiver as palavras-chave relacionadas ao trabalho que está a candidatar-se, você estará fora antes mesmo do jogo começar.

4. Use títulos eficazes

Goste ou não, os empregadores costumam avaliar seu currículo em 5 segundos. Neste período de tempo o aspecto mais importante serão os títulos que você apresenta no currículo, por isso certifique-se que chamar a atenção. Tente ser o mais descritivo possível, dando ao empregador uma boa ideia sobre a natureza das suas experiências de trabalho anteriores.

Exemplos:
Mau título: Contabilidade
Bom título: Gestão de A/R e A/P e Escrituração

5. Fazer revisões

Seria difícil enfatizar a importância da revisão do seu currículo. Um pequeno erro de digitação e as suas chances de ser contratado poderiam escorregar. Corrigir uma vez não é suficiente, faça-o duas vezes, três vezes, ou quantas vezes forem necessárias.

6. Usar pontos

Nenhum empregador terá o tempo (ou paciência) para ler longos parágrafos de texto. Certifique-se, portanto, de usar pontos e frases curtas para descrever suas experiências, formação educacional e objectivos profissionais.

7. Onde você vai?

Incluir metas profissionais pode ajudá-lo a dar aos empregadores uma ideia de onde você pretende chegar e como pretende chegar lá. Você não precisa ter uma secção especial dedicada aos seus objectivos profissionais, no geral o currículo deve mostra-los. A questão destacar ou não os seus objectivos de carreira no currículo é uma uma polémica entre os gestores de RH, isso vai depender de si. Se decidir incluí-los, certifique-se de que não são genéricos.

8. Coloque as informações mais importantes em primeiro lugar

Este ponto é válido tanto para o seu CV no geral, bem como às secções individuais. Na maioria das vezes a sua experiência anterior de trabalho será a parte mais importante do currículo, coloque-a no topo. Ao descrever suas experiências ou habilidades, liste as mais importantes primeiro.

9. Atenção para a tipografia

Em primeiro lugar certifique-se de que suas fontes são grandes o suficiente. Não escolha nada menor que o tamanho 11, mas 12 é provavelmente mais seguro. Não use letras maiúsculas em todo o documento, lembre-se que seu objectivo é transmitir uma mensagem da forma mais rápida clara possível. Quanto ao tipo de letra, geralmente Arial e Times são boas escolhas.

10. Não inclua informações “Sejam sérios”

Há muitas pessoas que gostam de incluir declarações como “Disponível para entrevista” ou “Referências disponíveis mediante solicitação.” Se enviar um currículo para uma empresa, este acto deve significar que você está disponível para uma entrevista e que vai fornecer referências. Evitar itens que farão com que o empregador ache que “não quer brincadeiras”

11. Explicar os benefícios de suas habilidades

Apenas afirmar o que pode fazer por ela, não vai chamar a atenção do empregador. Se você conseguir explicar como ela irá beneficiar a empresa, e remeter a resultados tangíveis, então você irá melhorar as suas chances de admissão.

12. Evite negatividade

Não inclua informações que possam o fazer parecer negativista aos olhos do empregador. Isso é válido tanto para o seu currículo quanto a entrevistas. Você não precisa incluir, por exemplo, coisas que  não gostava na sua última empresa.

13. Conquistas em vez de responsabilidades

Currículos que incluem uma longa lista de responsabilidades são simples, chatos, e não é eficientes. Em vez de listar responsabilidades, descreva as suas realizações profissionais.

14. Sem imagens

Claro, nós sabemos que você é muito bonito, mas a menos que esteja concorrendo para um trabalho onde as características físicas são muito importantes (por exemplo, modelagem, actuação e assim por diante), ou que o empregador solicite especificamente, evite adicionar sua foto no currículo. Este ponto não se aplica a perfis profissionais na internet, onde não concorre a nenhuma vaga específica, como é o caso do seu perfil no nosso site.

15. Use números

Quando estiver a descrever as suas realizações profissionais anteriores, seria uma boa ideia falar de números para tornar a descrição a mais sólida possível. Os números são os teus amigos. Não mencione apenas que aumentou as receitas anuais de sua divisão, diga que aumentou em $100.000, em 78%, e assim por diante.

16. Um currículo para cada empregador

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é criar um currículo padrão e enviá-lo para todas as vagas de emprego que elas encontram. É verdade que você vai economizar tempo, mas também irá diminuir consideravelmente as chances de conseguir uma entrevista (por isso, na realidade, pode até representar um desperdício de tempo). Adeqúe o seu currículo para cada empregador. O mesmo se aplica às suas cartas de apresentação.

17. Identificar os problemas do empregador

Um bom ponto de partida para adaptar o seu currículo para um empregador específico é identificar possíveis problemas que ele possa ter em mãos. Tente entender o mercado da empresa onde concorre para um trabalho, e identifique que tipo de dificuldades eles possam estar a passar. Depois ilustre no seu currículo como você e suas habilidades ajudariam a resolver esses problemas.

18. Evitar a discriminação por idade

É ilegal discriminar pessoas por causa de sua idade, mas alguns empregadores não levam isso em conta. Por que arriscar? A menos que especificamente solicitado, não inclua a sua idade no seu currículo.

19. Você não precisa listar todas as suas experiências de trabalho

Se você tem experiências de trabalho das quais não se orgulha, ou que não são relevantes para a actual oportunidade, você deve apenas omiti-las. Dizer que vendeu hambúrgueres quando tinha 17 anos, provavelmente não vai ajudá-lo a conseguir uma posição executiva.

20. Vá com o que tem

Se você nunca teve qualquer experiência de trabalho real, inclua seus empregos de férias ou trabalho voluntário. Se ainda não é formado, mencione o nível e a data estimada para a conclusão. Enquanto esses pontos são relevantes para o trabalho em questão, não importa se são oficiais ou não.

21. Venda seu peixe

Lembre-se que está a tentar vender a si mesmo. Contanto que não passe por cima da borda, todos os esforços de marketing que puder colocar no seu currículo lhe darão uma vantagem sobre os outros candidatos.

22. Não inclua informações irrelevantes

Informação irrelevante como filiação política, religião e preferência sexual servem para nada. Na verdade, podem até prejudicar suas chances de conseguir uma entrevista.

caca-emprego-moz

23. Use Sr. e Sra., se necessário

Se você tem um nome de género neutro, como Mia e Irone  não se esqueça de incluir o prefixo Sr. ou Sra., de modo que os empregadores não vai fiquem confusos sobre o seu sexo.

24. Sem mentiras, por favor

Seria engraçado observar a quantidade de pessoas que mentem nos seus currículos. Mesmo pequenas mentiras devem ser evitadas. Além de ser errado, a maioria dos departamentos de RH fazem verificações de antecedentes, e se você for um mentiroso, isso poderia arruinar a sua credibilidade.

25. Manter o salário em mente

A imagem que você vai criar com o seu currículo deve corresponder ao nível salarial e de responsabilidade que busca.

26. Analisar anúncios de emprego

Você vai encontrar muitas informações úteis lendo anúncios de emprego. Analise não apenas o anúncio no qual se candidata, mas também aqueles de empresas no mesmo segmento ou que oferecem cargos relacionados. Você deve ser capaz de identificar o perfil que eles  procuram e como a informação deve ser apresentada.

27. Peça a alguém para rever o seu currículo

Mesmo que ache que seu CV está uma maravilha , seria uma boa ideia obter uma segunda e terceira opinião sobre ele. Nós geralmente torna-mo-nos cegos aos nossos próprios erros, por isso terceiros estarão numa posição melhor para avaliar a qualidade geral do seu currículo e fazer sugestões apropriadas.

28. Uma ou duas páginas

O comprimento ideal de um currículo é um assunto polémico  A maioria dos empregadores e especialistas em recrutamento, no entanto, dizem que ele deve conter uma ou duas páginas no máximo. Basta garantir que toda a informação importante esteja lá.

29. Use verbos de acção

Um conselho muito comum aos candidatos a emprego é a utilização de verbos de acção  Mas o que são eles? Verbos de acção são basicamente verbos que serão notados com mais facilidade, e que irão mostrar com clareza a sua experiência e realizações. Exemplos incluem gerir, treinar, executar e planear.

30. Utilize uma boa impressora

Nas versões impressas do seu CV, certifique-se de usar uma impressora decente. As impressoras a laser geralmente fazem um bom trabalho. Papel branco é o preferido também.

31. Sem passatempos

A menos que esteja 100% certo de que alguns dos seus hobbies vão ajudar na sua candidatura, evite mencioná-los. Eu sei que você tem orgulho da sua equipa de natação, mas partilhe isso com os seus amigos e não com potenciais empregadores.

32. Actualize seu currículo regularmente

É uma boa ideia actualizar seu currículo numa base regular. Adicione todas as novas informações que ache relevantes, bem como cursos, treinamentos e outras qualificações académicas que possa receber ao longo do caminho. Esta é a melhor maneira de manter o controlo de tudo e ter certeza de que não vai acabar enviando um documento obsoleto para o empregador.

33. Mencione com quem trabalhou

Se  trabalhou com alguém que é bem conhecido no seu sector, poderia ser uma boa ideia mencioná-lo no currículo. A mesma coisa aplica-se aos presidentes e PCAs. Se você relatou ou trabalhou directamente com executivos altamente classificados, mencione-os no currículo.

34. Nenhuma informação dispersa

Seu currículo deve ter um foco claro. Pode causar uma impressão negativa se você mencionar que, num ano estava a estudar drama, e no seguinte estava a trabalhar como contabilista. Certifique-se de que todas as informações que irá incluir vão cooperam no sentido apresentar uma imagem unificada. Empregadores gostam de pessoas decididas.

35. Estrutura e espaçamento

Não entope seu currículo com texto. O espaço em branco entre as palavras, linhas e parágrafos pode melhorar a legibilidade do seu currículo.

36. Listar de todas as suas posições

Se você trabalhou muito tempo na mesma empresa (mais de 10 anos) pode ser uma boa ideia listar todos os diferentes cargos e funções que teve durante este tempo separadamente. Você provavelmente teve diferentes responsabilidades e desenvolveu habilidades diferentes em cada função, o empregador vai gostar de conhecê-las.

37. Sem calão ou gíria

Calão ou gírias nunca devem estar presentes em um currículos  Quanto ao calão técnico, não assuma que o empregador vai saber do que você está a falar. Mesmo que esteja a enviar seu currículo para uma empresa do mesmo segmento, a pessoa que vai lê-lo pela primeira vez pode não ter qualquer conhecimento técnico.

38. Cuidado com modelos de currículo

Existem muitos sites que oferecem modelos de currículo gratuitos. Eles podem ajudá-lo a ter uma ideia do que está a procura, mas não cometa o erro de copiar os mais populares. Você certamente não quer parecer com qualquer outro candidato, não é?

39. Criar uma versão para email

É muito provável que você tenha que enviar o seu currículo via e-mail para a maioria das empresas. Além de ter um documento do Word pronto para ir como um anexo, você também deve enviar uma versão em texto do seu currículo, que não apareça desfigurada no corpo do e-mail ou em formulários on-line. Os anexos podem ser bloqueados por filtros de spam, e muitas pessoas simplesmente preferem ver o currículo no corpo do próprio e-mail.

40. Retire suas experiências de trabalho mais antigos

Se você tem trabalhado por 20 anos ou mais, não há necessidade de ter duas páginas do seu currículo listando todas as suas experiências de trabalho. A maioria dos especialistas concordam que os últimos 15 anos de sua carreira são suficientes. Esqueça aquele seu trabalho naquele café…

41. Não há detalhes de design extravagantes

Não use um fundo colorido, fontes artísticas ou imagens no seu currículo. Claro, você pode pensar que as pequenas flores abrilhantam o documento, mas algumas pessoas podem simplesmente coloca-lo de lado.

42. Não há pronomes

Seu currículo não deve conter os pronomes “eu” ou “mim.” É assim que normalmente estruturamos as frases, mas partindo do princípio que o seu currículo é um documento sobre a sua pessoa, usar esses pronomes é completamente redundante.

43. Não se esqueça do básico

A primeira coisa no seu currículo deve ser o seu nome. Deve ser ousado e com uma fonte maior do que o resto do texto. Certifique-se de que seus dados de contacto são claramente indicados.

44. Considere a obtenção de ajuda profissional

Se você está a ter dificuldades para criar o seu currículo, ou se não está a receber nenhuma resposta das empresas, você pode considerar a contratação de um serviço de redacção profissional currículos .

Advertisements

103 Comentários para “44 Dicas Para Produção de um Currículo de Sucesso”

  1. Leonel j a manhique 9:28 pmmaio 8, 2013

    Ufah k Bm

    • Cremildo Devess3 12:39 ammaio 14, 2014

      Saúdo a explicação exaustiva da elaboração de um curriculum vitae. O blogue apresenta instruções e sugestões importantes que muitas das vezes têm sido ignoradas mesmo por pessoas altamente instruídas. Avante na luta contra o desemprego. Parabéns!

  2. Eufrásio Foliche 4:29 amjulho 3, 2013

    Achei interessante esta página, não apenas pela informação contida, mas, também pela forma claramente didática em que esta está organizada. Parabens

  3. Mutapate 10:23 pmjulho 8, 2013

    Muito obrigado pela informacao publicada, ajudou-me bastante, e parabens pelo site tbm tem ajudado

  4. Tinilson Sitoe 9:42 amjulho 17, 2013

    acho esse bogle e muito interessante na minha optica por dar dicas importantes de como podemos fazer o nosso CV.

  5. Eugenio Julio Minicua 1:13 pmjulho 25, 2013

    ajudam aos procuradores de emprego

  6. abreu jorge mondlane 10:06 pmjulho 30, 2013

    muito bom isso

  7. Dinis Alberto 7:50 pmagosto 6, 2013

    e interessante,gostei bastante mas acho que seria melhor si exposecem um exemplo identico com o da carta de motivacao.porque ha pessoas como eu com pouca capacidade entender bem todo q vem ali escrito,e numa situacao de aflicao de emprego acabaria por nao organizar bem o cv.agradecia

  8. luís lucas alface 7:14 pmagosto 7, 2013

    adorei pois o texto foi claro e relevante para muitos dos que pretendem obter mais conhecimentos. Grato.

  9. Mauricio alexandre 12:29 pmagosto 9, 2013

    foi muito bom entrar em contacto com a vossa equipe.

  10. Jose Vicente Vicente 9:12 pmagosto 23, 2013

    Boa orientacao gostei

  11. Benedito M Pequenino 1:43 pmagosto 24, 2013

    obrigado pelas dicas!
    Continue assim!

  12. Josefina Julio Tovela Guilaze 1:53 pmsetembro 9, 2013

    Obrigada pela dica.
    Gostei é muito util

  13. Noorbebi Adamo 11:04 amsetembro 25, 2013

    Obrigada pelas recomendacoes. Vale a pena perder algum tempo e olhar para estas dicas uteis do que pensar que somos perfeitos e que ja sabemos o suficiente, ha sempre algo novo para aprender!

  14. elton guambe 5:12 pmoutubro 3, 2013

    obrgado pela informacao, sejam assim ajudando a nos seres com defice desta informacao

  15. Dinis Alberto 11:16 pmoutubro 3, 2013

    alo,ilustre matope jose,preciso de um conselho teu.foi chamado a uma entrevista de emprego e ele disseram-me que haveriam de ligar-me esta semana para os ultimos acertos para eu comecar a trabalhar,gostaria de saber que seria conviniente si eu liga-se para eles para saber que posso ainda a espera da chamada ou nao?please preciso da tua ajuda.

  16. Carlos nelson carlos 9:39 pmoutubro 5, 2013

    exato essas dicas são muito importantes pra das próximas vezes nos posamos criar um cv correcto.

  17. Ton Maparangu 3:14 pmoutubro 14, 2013

    Thanks for this valid tips. keep it up.

  18. laudo 8:22 pmoutubro 16, 2013

    gostei muito, seria melhor se tivesse um exemplo de corriculo

  19. Osvaldo Mutondo 6:09 pmnovembro 25, 2013

    Estou entusiamado com as dicas ,realmente sao muito importantes aprendi a redigir melhor o Cv

  20. facilia filipe sabanguane 3:14 pmdezembro 19, 2013

    interessante ,gostaria de receber sempre as notificacoes

  21. Sacafo Amade 10:37 pmdezembro 19, 2013

    Obrigado pelas dicas, são importantes, visto que muitos de nós cometemos alguns dos erros mencionados no texto.

  22. Eldo guilherme Manjate 12:12 amdezembro 28, 2013

    Eu quero um emprego

  23. titos 6:14 amjaneiro 27, 2014

    Agradeco muito pelas dicas sao importantes a predim muito com elas obrigado.

  24. Jons Gine 4:17 pmjaneiro 29, 2014

    Gostei e aprendi muito

  25. carmen 3:05 pmfevereiro 6, 2014

    Gostei das dicas, intereçantes

  26. Ronaldo Chris 3:27 pmfevereiro 11, 2014

    Gostei da dica acredito k poço melhorar mais. é k meu cv parecia uma brochura.

  27. Luis Horacio 1:28 amfevereiro 15, 2014

    De certeza nao esperava encontrar algo de genero, fiqueicurioso em conhece-lo todo, valeu a pena ficar com as dicas, pois vai ser muito util nao so pra mim como para os outros que penso precisarem. Parabens.

  28. Tomás Tomás Paulo 11:53 amfevereiro 19, 2014

    realmente é uma boa dica…mas seria melhor com um exemplar d cv….

  29. silvino paulo ubisse 2:09 pmmarço 2, 2014

    acho o blog muinto interessante e que nos a juda de varias maneiras de como achare um emprego.a que tabem podemos interagir com outras pessoa que tabem sao a procura de emprego

  30. Naza lewizz romeu 10:55 ammarço 6, 2014

    Q marravilha, ninguem tem dominio de algo a cem % no mundo em geral, toda informacao e compreensivel e objectiva, foi benefica para mim assim como para muitos, que lutemos para um mocambique melhor. paz

  31. Lurdes Lourenco Novele 11:58 ammarço 11, 2014

    Muito obrigada pela informacao desponibilizada, realmente, sao muitas as falhas que cometemos ao produzir um curriculo. Com esta informacao ja somos capazes de produzir um curriculo de qualidade.

  32. César João 8:01 pmmarço 12, 2014

    A aula foi muito boa, agora é só os empregadores se prepararem!

  33. Ana Domingos Mucavele Macumbuia 4:49 pmmarço 17, 2014

    Tou muito feliz por aprender, continuem

  34. critico positivo 11:05 ammarço 18, 2014

    UAU. sem comentarios

  35. Adelino Mabjaia 7:44 pmmarço 27, 2014

    Dicas sábias para uma candidatura de sucesso. Lamento bastante de futuros colaboradores que não gostam de serem auténticos.
    Aposto que vou visitar sempre.

  36. Elias neves 9:44 pmmarço 28, 2014

    Obrgd pelas dicas

  37. Ferdinando 2:45 pmabril 3, 2014

    interessante

  38. joao mapendera 8:05 pmabril 11, 2014

    de um modo lado dizer-vos que estou bastante feliz e grato, pelas dicas e parabenizar os contribuintes e trabalhador deste site, por tudo quanto tenham feito. Parabens

    • Albino Luis Mirrine 10:31 pmabril 14, 2014

      Boa noite aos trabalhadores deste saite, agradeco-vos com tudo que tenham feito por nos desempregados.

  39. Celso Joao Ramos Vieque 5:12 pmabril 14, 2014

    Grandes dicas, muito ogrigado mesmo!

  40. Sidonio Aulino Monjane 9:42 pmabril 24, 2014

    Boas dicas, obrigado do fundo do coraçao

  41. Alexandre Langa 10:46 amabril 28, 2014

    Muito obrigado de coraçao mesmo,pelas dicas,confesso que estava super desatualizado.

  42. Alexandre Langa 10:50 amabril 28, 2014

    E pedir que me enviassem um exemplo de um curriculo bem editado seria muito bom para mim,obrigado.

  43. Albino Luis Mirrine 8:48 amabril 29, 2014

    Bom dia atodos funcionarios desta empresa, tou mui grato pelas dicas que este saite tem nos dados.

  44. Felismina Domingos Nuvunga 11:40 ammaio 1, 2014

    É muito louvável a vossa iniciativa, espero ser uma das beneficiadas. Muito obrigada

  45. Ery 1:06 ammaio 3, 2014

    …Gostei da aula, ou mlhor das dicas…

  46. fernando laurinda pondja 1:09 pmmaio 8, 2014

    espirito humanista isso mostra o dever do amor que devemos ter um peko outro mandamento deixado por jesus depois da sua rescureicao. estou muito grato pela compaixao e tempo que o irmao deu se em transmitir essa visao.conhecimento a nos. que jeova o abencoe e continue nutrindo a sua mente por verdades de conduta educadora em prol do bem estar do seu proxima. k seja louvado para sempre a tua bondade.

  47. paula mariza 1:16 pmmaio 16, 2014

    e muito positivo isso,e e importante para nos saber que existem pessoas que estão interessadas em ajudar para que juntos possamos vencer o desemprego,e que um dia podemos alcançar os nossos objectivos,muito obrigado pelas dicas,valeu a pena ver.

  48. paudio paulo 7:33 pmjunho 2, 2014

    tenho o nivel medio,1,75 metros e boa aparencia.

  49. Antonio Cuna 3:41 pmjunho 24, 2014

    agradeco bastante pela esplicacao, muitos erros sao cometidos o que a disqualificacao na selecao dos candidatos a uma dada vaga. Nao dizista havante com instrucoes do genero.

  50. domingos arcanjo 9:38 pmjulho 9, 2014

    Agradeco muito pelas dicas sao importantes a predim muito com elas obrigado

  51. casimiro chongo 10:58 amjulho 17, 2014

    bom dia
    olha na vida tudo vale mas cada coisa no seu lugar e na sua hora. foi bom ter lido esta estrutura de CV
    força e parabens

  52. Agnaldo Albino Cavele 10:34 amjulho 31, 2014

    Adorei a explicação, vale apenas ser navegador. Thankx

  53. fabio 6:41 pmagosto 5, 2014

    interesante

  54. Emmanuel Massycame 12:52 pmoutubro 6, 2014

    Gostei de ver estas dicas, de facto são relevantes… Obrigado por poder ajudar os mais necessidados..

  55. Samuel Armando 11:02 amoutubro 24, 2014

    Gostei das dicas sao muito importante princiaplmente prara um iniciante mesmo pra alguem que ja no mercado de emprego pois cada dia que passa aprendemos +….. seria bom se no final deixassem um explo de um cv e a sua carta de motivacao

  56. Ricardo Ernesto Bango 10:26 amnovembro 3, 2014

    É positivo ter guia de como redigir um currículo, porém é sempre bom que cada um procure reproduzir um currículo de acordo com as suas aptidões e adequá-lo à sua realidade. obrigado!

  57. Lucas Luis de Sousa Malendza 10:08 amnovembro 19, 2014

    Parabéns e obrigado pela dica

  58. Angelo Ngulube 8:29 amdezembro 4, 2014

    Bom Dia. Quero por meio desta parabenizar ao irm\ao Matope por esta iniciativa de nos dar as dicas ou esnsinar-nos como redigir um CV. uma atitude positiva, pois os conhecimentos é para serem partilahdos. Agrdecido. e sugundo gostraia de saber se é possivel a quem desejar lhe enviar o cv, para o Irmão MAtope fzer revisão e dar-lhe sugestoes adequadas? é um consultoria sei. meu endereço para respostra é [email protected]. Abraço, DEus lhe abençoe e muita suade.

  59. joao macamaze 4:30 pmdezembro 5, 2014

    muito obrigado pelas dicas continuem asssim…

  60. Nelson joaquim basilio 1:17 pmjaneiro 6, 2015

    adorei as dicas

  61. Issufo Assane Ossene 7:33 amjaneiro 7, 2015

    valeu ai cara

  62. Martins Huo 2:13 pmjaneiro 22, 2015

    O blog devia nos dar um curriculo simplificado.

  63. ussenepilalepilale 8:20 amjaneiro 25, 2015

    Ya valeu meu bro pela força

  64. pedro 8:14 pmfevereiro 11, 2015

    gostei das dicas,foram uteis.

  65. Marcela Samuel 2:47 pmmarço 2, 2015

    Muito obrigada pela explicacao vou organizar o meu.

  66. faque carlos samuel 10:40 ammarço 4, 2015

    seja assim cada vez, Allah que ilumine cada vez mais a tua capacidade de reflexao. anexa de novo o curriculum que achares mais ideal. grado

  67. Lucas Artur 8:31 pmmarço 9, 2015

    a idea de procurar o emprego online e muito bom que vai ajudar muitos jovens, espero que convecam tambem as instituicoes do estado aposar aqui as vagas do emprego,menos tempo, distancias, forca ai

  68. Flavio Augusto Mangue 3:19 ammarço 17, 2015

    Bom dia.
    Quero agradecer pela explica. foi exaustiva, mas agora tenho a melhor ideia de como ter o meu Curriculum nas perfeitas condições.
    mas uma vez obrigado.

  69. Afonso Antonio Real de Campos 2:00 pmmarço 23, 2015

    Obrigado pela maneira sabia e pensante de ajudar as pessoas a redigir os seus CVs de maneira pratica de modo a conseguir o emprego desejado. Que Deus continue iluminando esta mente jovem e que muitos de NOS possamos aproveitar deste treinamento para conseguir escrever um CV pratico para conseguir o emprego que desejamos. Continue assim, meu caro!

  70. Assane Quinlivane 9:28 pmmarço 23, 2015

    Obrigado Pela Informaçao Espero que vou Fazer as Mesmas Regras

  71. jeronimo adelino 11:38 ammarço 26, 2015

    felicitar a iniciativa e segundo comentarios anteriores esta a ajudar mutos de nos. parabens e espero que nos saibamos fazer o uso das ferramentas que nos sao disponibilizadas.

  72. Fredmen Ilidio Faranguana 10:04 ammaio 11, 2015

    Cada dia que passa e uma dádiva, nada melhor que acordar e estar sempre pronto para enfrentar as dificuldades que a vida nos oferece.

  73. Moises Joao Joaquim 8:54 pmmaio 15, 2015

    ta de parabens, realmente abriu a minha mente… a informaao clara, precisa e real sobretudo. e uma ajuda realmente para pessoas como eu…

  74. Agnet Guilhermina J. N. Simione 2:17 pmmaio 20, 2015

    Muito interessante.

  75. Gabriel Francisco 12:49 pmjunho 1, 2015

    Boa tarde,

    Foi muito bom perder alguns segundos a ler, foi mais um aprendizado.

    Obrigado quem teve a ideia dessa instrução credito abrange para todos.

    Gabriel Francisco

  76. Julio Mazibil 6:41 pmjunho 3, 2015

    Muito obrigado, e podem acreditar que ja vou implementar oque acabei de ler…

  77. Helio Luis Cumbe 6:47 pmjunho 10, 2015

    É para isso que as redes sociais servem. Espero que estas dicas me ajudem. Pode parecer pedir de mais depois duma aula didáctica como esta, mas um pequeno exemplo ilustrativo seria o top.
    Valeu.

  78. Emiliano Baptista Casimiro Muacumbi 4:11 pmjunho 13, 2015

    espero que as vossas expectativa haja êxito quanto a minha necessidade de emprego

  79. Aires Romeu 3:01 pmjunho 15, 2015

    em caso de não ter nenhuma experiêcia profiçional devo colocar no meu CV?

  80. Agnaldo Chihuhu 8:21 pmjulho 10, 2015

    foi bom ter gasto 10 minuto a ler as dicas de como fezer ou elaborar um bom CV. as dicas foram muito solidas e bem sucedidos. agradeceria que me envia-se uma boa estrutura para ver si eriqueço o meu CV

  81. Aeres Albino 8:16 amjulho 16, 2015

    espera que estejam bem
    Quero neste presente momento revelar a forma sabia e magnifica das dicas de elaboracao de um bom CV, continuem assim para os demais, avante no combate ao desemprego em MZ

  82. Morais mario nehemias tualufo 10:11 amagosto 9, 2015

    Quero um prego

  83. Joana Maria Joaquim 3:57 pmagosto 27, 2015

    Gostei das dicas dadas neste email, nos aprendemos todos os dias. valeu pela dica

  84. Armando Francisco Chuva 7:17 pmsetembro 8, 2015

    Obrigado pela maneira sabia e pensante de ajudar as pessoas a redigir os seus CVs de maneira pratica de modo a conseguir o emprego desejado. Que Deus continue iluminando esta mente jovem e que muitos de NOS possamos aproveitar deste treinamento para conseguir escrever um CV pratico para conseguir o emprego que desejamos.

    • Eugénio Quengue 5:14 pmfevereiro 17, 2016

      Sou Angolana gostaria muito de trabalhar fora do meu pais,para obter novas experirncia na vida

  85. enifrida 1:38 pmsetembro 17, 2015

    gostei muito das dicas espero que continue

  86. Nelson Antonio Faustino 3:10 pmsetembro 17, 2015

    agradesso bastante

  87. Samuel Cumbe 10:35 amoutubro 7, 2015

    Quero agradecer pela iniciativa,pois precisamos realmente de uma boa base para criar documentos com informacao objectiva e eficaz.

  88. enocencio jorge 2:32 pmoutubro 10, 2015

    agradecer pelo gesto,o meu cv estara cada vez mais melhor.

  89. eunice manhiqe 1:09 pmoutubro 22, 2015

    primeiro agradecer as dicas ricas dadas pra a elaboracao da carta de candidatura assim como o Cv, sao dicas positivas principalmente para mim, cheguei a conclusao que nao escrevia perfeitamente os meus documentos eram repetitivos e pobres de mais.Apartir de hoje levarei em consideracao nao somente na elaboracao desses documentos, mas tambem aplicar na vida profissional, pois, a criatividade,a inovacao, e a chave de tudo na vida, muito obrigada.

  90. momade 9:13 pmjaneiro 24, 2016

    seria muito bom com a bertura e contratacao de muitras substacoes e tecnicos porque assim teremos o melhor qualidade de fornecimento de energia no nosso pais por que esta situacao preocupa a todos os cidadoes

  91. Norcel Morgado 10:00 amfevereiro 1, 2016

    Dicas incriveis pude hoje aprender,estao de parabens continuen a espandirem mas….

  92. Marcia 10:56 amfevereiro 17, 2016

    Muito obrigada pelas dicas. amei, ajudaram me muito.agora ja sei o que fazer ao elaborar um CV

  93. Timotio Benjamim Concelho 7:08 pmmarço 28, 2016

    este blog foi importante para mim no sentido de melhorar o modo de fazer o curiculum vitae, pois muitas vezes achei que um unico curriculum poderia se usar para as mais e diversas oportunidades de emprego… é uma boa explicacao didatica que é fornecida por este site, forca na continuidades da explicacao

  94. Orlando Teonasio Mariano 9:10 amabril 18, 2016

    Adorei pelas dicas para fazer um CV e ter uma boa oportunidade, continuem assim, ate sempre

  95. celso santana 3:53 pmabril 19, 2016

    Parabens pela iniciativa. Gostei da pagina e da informacao nela contida. Com base nas dicas patentes no artigo,vai se melhorar bastante os curriculos e o meu em particular.

  96. Bruno 11:23 amabril 26, 2016

    Gostei muito do Livro,fiquei muito tempo a pensar que estava a digitar um CV diverdade.

  97. Sergio A. D. Chingula 9:45 pmmaio 5, 2016

    Siga em frente irmao. Es tao util. Uma bencao. Agora meu CV sera digno de apreco.

  98. idelson vasco 7:51 pmjunho 21, 2016

    Muito obrigado pelas dicas.

  99. Emilton Bruto 12:35 pmjulho 18, 2016

    Grato pelas dicas.
    Assim evito cometer erros que sempre cometi em alguns curriculums enviados.
    -Agradecia imenso se pudessem postar mais dicas.

  100. José Mathe 1:39 pmagosto 4, 2016

    Dicas importantes. Acredito vai ajudar muito na simplificação dos CVs escrevendo apenas o util. Parabens!!

Este conteúdo não recebe comentários.