Endereço: Av. 24 de Julho, n.º 7, 5º andar D – Maputo
Email: segidiosaude@dream.org.mz
Validade: 14/08/2017
Dream Comunitá di Sant’ Egidio pretende recrutar um (1) Consultor Sénior em Sistemas de Informação para a implementação de electronic-patient-interface baseado na aplicação DREAM software.
Finalidade: Consultoria individual para apoiar a Direcção de Planificação e Cooperação (DPC) do Ministério da Saúde (MISAU) no desenvolvimento de instrumentos electrónicos para o seguimento dos pacientes.
Apesar dos grandes avanços verificados em relação a implementação do TARV e do PTV ao longo dos últimos anos através da expansão de unidades sanitárias a oferecer o TARV e Opção B+ bem como a recém implementada abordagem de Test & Treat o Sistema Nacional de Saúde (SNS) continua a enfrentar grandes desafios e constrangimentos como a baixa retenção aos cuidados de SMI/PTV, baixa adesão e retenção do par mãe e filho na CCR até o diagnóstico final da criança, podem ter impacto negativo no alcance das metas desejadas para a Eliminação da Transmissão Vertical e no controle da epidemia do HIV no País assim como a retenção e adesão ao TARV.
A presente consultoria insere-se no quadro do Programa de Reforço dos serviços de tratamentos de HIV PMTCT e Pediátrico em Moçambique, implementado através da parceria Fundo das Nações Unidas para a (UNICEF), Comunità di S.Egidio ACAP Onlus (CSE) e Ministério da Saúde da República de Moçambique (MISAU). O presente Programa estará focalizado no treinamento, melhoria da retenção, gestão e monitoria electrônica de serviços e implementará a nova estratégia nacional Test & Treat em sete (7) unidades sanitárias, nomeadamente:
O apoio terá duração de dois (2) anos e será baseado na longa experiência do DREAM da CSE em Moçambique e será partilhado nos diferentes níveis (comunitário, unidade sanitária, provincial e central) pretendendo a superação de desafios visando o melhoramento dos serviços prestados aos pacientes.
O principal objectivo deste apoio será de aumentar a cobertura e retenção nos serviços de PMTCT e tratamento HIV para mulheres grávidas, crianças e adolescentes.
Os resultados esperados do Programa serão:
O objectivo geral desta consultoria é a advocacia e suporte técnico para a transferência de conhecimentos e experiência, através da participação no grupo técnico, no processo de desenvolvimento da plataforma electrónica com base em algumas das funcionalidades da aplicação DREAM software a serem adaptadas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) em Moçambique.
Os objectivos específicos da presente consultoria são:
Metodologia e abordagem técnica:
Sob a orientação e coordenação geral de CSE em coordenação com os especialistas de saúde e HIV do UNICEF, o consultor irá trabalhar em estreita colaboração com as suas contrapartes relevantes do governo a nível nacional e provincial, isto é, DPC/MISAU e membro do grupo técnico de EPTS, DPS nas províncias de implementação da CSE e os parceiros envolvidos neste processo (Universidade de CSF, MSF, e outros) e outras agências da ONU, em particular a ONUSIDA, os parceiros do PEPFAR (CDC, USAID e Parceiros clínicos) no processo de desenvolvimento de EPTS.
O consultor responderá e prestará contas conforme o estabelecido pelo grupo técnico de EPTS liderado pelo DPC/MISAU e/ou nos cronogramas e calendários acordados. O consultor também será convidado a apresentar relatórios e a partilhar toda a documentação relevante no decurso deste processo com os membros do Grupo de Trabalho interno e especialista do HIV na UNICEF, em coordenação com o supervisor da consultoria.
A monitoria do trabalho do consultor será feita em coordenação do DPC e do UNICEF através de encontros periódicos a serem agendados com base no cronograma de trabalho e dos produtos esperados. A contratação e orientação será feita pela CSE.
Sob a coordenação e orientação de especialista de HIV e saúde da UNICEF em coordenação com CSE, o consultor irá colaborar com os departamentos relevantes (HIV, PTV e TARV) do MISAU para a documentação das lições aprendidas ao longo dos anos de implementação dos programas pela CSE que podem influenciar as politicas e estratégias em curso incluindo a retenção dos serviços de HIV/PTV. Também se espera que o consultor Sénior colabore e monitore o trabalho dos Consultores de nível médio, de modo a garantir a coerência e a consistência do apoio para a melhoria da qualidade de serviços de HIV e transferência de competências nas US de intervenção.
Tarefa i. Elaborar o plano e cronograma de trabalho para o apoio e desenvolvimento do protótipo a ser adaptado pelo MISAU
Tarefa ii. Prover toda informação necessária sobre a aplicação DREAM software e de Sistemas de Informação ao MISAU através do grupo técnicos de trabalho sobre POC (Sistema Electrónico para o Seguimento de Pacientes).
Tarefa iii. Participar no GT de EPTS contribuindo e promovendo o uso das melhores práticas em tecnologias e sistemas de informação na adopção de algumas funcionalidades da aplicação DREAM software como contribuição ao POC do SNS.
Tarefa iv. Documentar todos encontros, realizações e elaborar relatórios mensais e anuais de progresso das actividades do POC do SNS.
Tarefa v. Elaborar o protocolo e instrumentos para recolha, análise de dados e o relatório da documentação das lições aprendidas com base nos dados existentes no CSE e o relatório final e apresentação para disseminação.
Introdução à missão, familiarização com o contexto e a informação, reuniões introdutórias com os principais parceiros e intervenientes. Desenvolvimento do Plano de trabalho e cronograma de trabalho dos produtos esperados (prazo TBC).
Proposta de protótipo da interface do EPTS a ser apresentado nos encontros do grupo técnico (Prazo TBC).
Este trabalho será executado em dois (2) anos, com início a 01 de Setembro de 2017.
A consultoria será desenvolvida em autonomia pelo consultor, com reuniões regulares com a equipa do Programa e parceiros em Moçambique.