Centro Internacional para a Saúde Reprodutiva (ICRH-M)
ICRH-M
O Centro Internacional para a Saúde Reprodutiva (ICRH-M) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor para Avaliação Final do Projecto “Bate-Papo Sem Tabus”: Realizando os Direitos Sexuais e reprodutivos dos Adolescentes e Jovens da Província de Maputo.
O projecto Bate-Papo iniciou em Outubro de 2018 e teve a duração de 4 anos, estando neste momento na fase de extensão, até Março de 2023. Os objectivos do projecto são compreender as necessidades de SSR dos adolescentes mais novos; melhorar a comunicação entre adolescentes e adultos chave (pais, provedores e professores) sobre SSR do adolescente; fortalecer a provisão de serviços SSR acessíveis e adequados para adolescentes.
Com vista a melhoria da qualidade dos serviços foram levadas a cabo actividades para reforçar a capacidade do sector da saúde e educação em Magude e Moamba, melhorar as habilidades dos diferentes actores nas comunidades (com foco nos pais e educadores), por meio da implementação de um programa que incluiu o desenho de materiais de IEC sobre SSR para pais/cuidadores e adolescentes, e diferentes intervenções no âmbito do engajamento comunitário. Ao nível do MISAU foram realizadas acções de lobby e advocacia para a melhorar as políticas e estratégias relativas a SSR do adolescente.
Em 2020 foi realizada a pesquisa formativa sobre comunicação entre adolescentes e adultos chave sobre SSR; e o estudo de base sobre sexualidade e SDSR dos adolescentes nas comunidades de Magude e Moamba, sendo que de seguida implementadas actividades com vista a preencher as lacunas encontradas na comunicação entre adolescentes e adultos chave na comunidade, através de activistas de organizações de base comunitária (OCBs) e rádios comunitárias, como forma de aumentar o conhecimento das comunidades sobre SSR do adolescente, principalmente dos mais novos, e estimular a procura desses serviços nas unidades sanitárias e escolas, assim como aumentar o envolvimento dos pais na comunicação sobre questões ligadas a SDSR dos adolescentes. Ao nível da prestação de serviços específicos para os adolescentes, as intervenções do projecto incidiram sobre o reforço do SAAJ, dos cantinhos de aconselhamento e brigadas móveis, assim como no desenvolvimento de actividades de habilidades para a vida. Após cerca de 3 anos de implementação, está em curso o endline do projecto que envolve uma abordagem quantitativa com adolescentes (rapazes e raparigas) dos 10-14 anos dos agregados familiares em ambos distritos. Para completar o ciclo de estudos do projecto Bate-Papo Sem Tabus, o ICRH-M pretende levar a cabo a avaliação do projecto com vista a analisar os resultados do projecto no processo de mudança e sobre os indicadores de saúde dos adolescentes de Magude e Moamba.
O objectivo da consultoria é de analisar o efeito (se possível, o impacto) do projecto Bate-Papo através dos aspectos como o desempenho, eficiência, relevância e sustentabilidade das suas acções, com base numa análise documental do projecto, e entrevistas em profundidade com informantes chave.
Os objectivos específicos da avaliação são:
(i) Avaliar a relevância do projecto para o contexto nacional (incluindo alinhamento com as estratégias nacionais relevantes), e para os beneficiários ao nível local;
(ii) Avaliar a viabilidade do quadro lógico do projecto, incluindo a identificação e mitigação de riscos ao longo da sua implementação;
(iii) Avaliar até que ponto o projecto cumpriu com os prazos e alcançou os resultados esperados (eficiência), tendo em conta os factores internos e externos que afectaram o seu desempenho;
(iv) Avaliar como foi a gestão do projecto, identificando os pontos fortes, fracos e lições aprendidas;
(v) Identificar e documentar as principais lições aprendidas e boas práticas do projecto;
(vi) Fazer recomendações para os principais parceiros do projecto.
Questões da avaliação:
Mais especificamente, o consultor deve fornecer respostas às seguintes questões:
Em relação à pertinência do desenho e conceito do projecto:
Em relação à eficiência da gestão do projecto
O consultor deverá apresentar um plano de trabalho e proposta detalhada de metodologia ao ICRH-M. A metodologia basear-se-á principalmente na:
Produtos
Os produtos a serem entregues são:
Duração e Plano de Trabalho
A consultoria terá uma duração total de 34 dias úteis, de 28 de Novembro de 2022 à 16 Janeiro de 2022, de acordo com o seguinte plano:
Nota: Candidatos com perfil adequado poderão enviara proposta técnica em Português detalhando a sua compreensão desses termos de referência, metodologia, e plano de actividades. Anexo a proposta técnica, deverá ser também enviada a proposta financeira; assim como
documentos, que demonstrem a capacidade para executar os presentes TdR, como o Curriculum Vitae actualizado, incluindo experiências similares, pelo menos 2 referências, e exemplos de trabalhos semelhantes indicando o assunto para o correio electrónico.
O Centro Internacional para a Saúde Reprodutiva (ICRH-M) é uma associação Moçambicana sem fins lucrativos de carácter científico dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Foi registada pelo Ministério da Justiça em Outubro de 2009 e reconhecida como instituição de pesquisa pelo Ministério de Ciência e Tecnologia desde Dezembro 2011. Tem escritórios em Maputo, Tete, Niassa e Nampula. O ICRH-M adere plenamente ao reconhecimento da saúde reprodutiva como um direito humano básico dos homens, mulheres e adolescentes.
A Bureau Veritas pretende recrutar um (1) Operador de Amostragem. Principais Objetivos da Função O Operador de Amostragem e Preparação...
Concorrer