A ASCUT pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor para Análise do PESOE 2026 (no Sector Agrário).
A agricultura é a principal actividade económica em Moçambique, e ocupa cerca de 75% da população moçambicana, no entanto esta actividade não tem registado a produção e produtividade desejada. Para além de factores tais como mudanças climáticas que têm impactos devastadores sobre a produção agrícola e falta de semente de qualidade e serviços de extensão rural não consegue abranger todos os agricultores. O baixo desempenho do sector agrário está aliada a não aplicação efectiva do planificado, sobretudo dos fundos orçados para determinadas actividades nos diversos sectores da agricultura.
Recentemente a Assembleia da República aprovou na generalidade o Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) 2026, instrumento anual de planificação que define as prioridades nacionais para o desenvolvimento económico, social e institucional, incluindo investimentos estratégicos no setor da agricultura. O sector agrário, por sua importância estratégica para a segurança alimentar, criação de emprego e redução da pobreza, exige uma análise aprofundada das metas, indicadores, alinhamento com políticas e capacidade de execução previstas no PESOE 2026.
Neste contexto, a ASCUT, através do seu Grupo Temático da Agricultura, pretende contractar um (a) Consultor (a) especializado (a) para analisar a coerência, suficiência e viabilidade do PESOE 2026 no sector agrário, com foco na agricultura, cadeia de valor, extensão agrária, resiliência climática, nutrição e desenvolvimento rural; alocação orçamental e tendências de financiamento; coerência entre metas e recursos disponíveis; alinhamento com políticas e estratégias nacionais do setor; lacunas, oportunidades e recomendações de advocacia.
A consultoria será supervisionada pelas organizações membros do Grupo Temático da Agricultura da ASCUT, que fará acompanhamento técnico, validação dos produtos e aprovação final.
2.1. Geral
2.2. Específicos
A análise deve cobrir, entre outros, os seguintes componentes do sector agrário:
A consultoria deverá incluir:
A consultoria terá uma duração estimada de 20 dias úteis, distribuídos entre análise documental, entrevistas, elaboração de relatórios e apresentação de resultados. Podendo ser ajustada conforme a necessidade das organizações membros do grupo temático da Agricultura da ASCUT.
Os candidatos devem enviar:
As candidaturas deverão ser submetidas, através dos seguintes endereços electrónicos: justapaz@justapaz.org.mz e jascut2016@gmail.com
