Fundação Aga Khan
AKF
A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) pretende recrutar para o seu quadro de pessoal um (1) Consultor para Assessoria na área de Comunicação e Visibilidade.
A Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) é um grupo de agências de desenvolvimento trabalhando nas áreas Económica, Social e Cultural, sobretudo na Ásia e África. A Fundação Aga Khan (AKF) é uma agência da AKDN, criada em 1967 por Sua Alteza, o Aga Khan, que promove soluções criativas e eficazes para problemas que impedem o desenvolvimento social e económico em áreasselecionadas da África e Ásia. A AKF possui filiais e afiliadas independentes em mais de 15 países. A AKF actua em Moçambique desde 2001. Os seus programas apoiam a melhoria sustentável da qualidade de vida de populações desfavorecidas no norte de Moçambique e incluem intervenções nas áreas da saúde e nutrição, educação e desenvolvimento da infância, agricultura e segurança alimentar, desenvolvimento económico, sociedade civil e governação local. A AKF Moçambique (AKF-Moz) conta com um pouco mais de 100 trabalhadores e está a dar início a implementação de um Projecto de 18 meses. Nesse contexto, AKF (Moz) procura serviços de consultoria qualificados para liderar o desenho e a realização de um estudo de base.
Entre dezembro de 2019 e junho de 2022, a AKF e parceiros implementaram o projeto de Promoção da Coesão Social (COESO) no distrito de Metuge, Cabo Delgado. O projeto pretendia abordar os fatores que impulsionam e atraem o extremismo violento e teve resultados promissores no distrito- alvo. Em novembro de 2022, a AKF iniciou a segunda fase do projeto [intitulado “Projecto de Coesão Social Comunitária (CSP): Reforço da Coesão Social em Cabo Delgado e Niassa” -COESO fase II) que será implementado num consórcio constituído pela Fundação Aga Khan (AKFMoz), Associação PROGRESSO (PROGRESSO), e The Network for Religious and Traditional Peacemakers (Rede de Pacificadores Religiosos e Tradicionais-NRTP) representada pela Finn Church Aid (FCA). As áreas-alvo nesta fase são os distritos de Chiúre, Metuge e Montepuez em Cabo Delgado: Marrupa e Majune em Niassa. Entre os principais êxitos e aprendizagens da fase I que continuarão a ser testados e explorados nesta segunda fase incluem-se:
A AKF (Moz) reconhece o papel relevante da comunicação – online e offline – na promoção de sua programação, mobilização de recursos e visibilidade da organização. O projecto COESO (fase II) conforme acima referido, busca influenciar uma sociedade civil mais forte na promoção da coesão social e da paz. Para tal, buscará a ampliação das mudanças de comportamento e modelos de desenvolvimento catalisados nas áreas-alvo do projecto através da promoção de réplicas por meio de várias plataformas, incluindo o aproveitamento de eventos, histórias e testemunhos na mídia e redes sociais existentes, entre outros. Pelo que o serviço de consultoria visa a assistência na produção de um Plano de Comunicação e Visibilidade do Projeto robusto, treinamento do pessoal do projecto (desenvolver a capacidade do departamento de comunicação para cumprir com o plano) assim como assistência no design e produção dos protótipos dos respectivos materiais de comunicação como parte do Plano de Monitoria, Avaliação, Pesquisa e Aprendizagem (MERL) do Projecto. Para tal o serviço de consultoria deverá procurar entender da melhor forma a visão, missão e políticas da AKF (Moz), o projecto em causa e conduzir uma pequena auditoria de operações de comunicação e gestão do conhecimento da organização.
Entre outras propostas, o serviço de consultoria deverá investigar oportunidades e propor o melhor material de comunicação e canais para dimensionar as seguintes mudanças relevantes no projeto (mas não se limitando a estas):
Padrões Éticos e Salvaguarda
Entregáveis e Prazos
Os principais resultados e cronogramas provisórios para esta missão são os seguintes:
Competências-Chave
As empresas de consultoria que atendam aos critérios acima são convidadas a enviar o seguinte pacote:
Nota: Quaisquer dúvidas e esclarecimentos sobre esta consultoria podem ser direcionados para safira.chirindza@akdn.org somente nos primeiros 5 dias após a publicação deste edital. Indicar no assunto: “COESO II- Serviços de Consultoria em Comunicação e Visibilidade”.
Os consultores serão supervisionados pelo(a) Gestor(a) do Projecto com o apoio de outros gestores indicados para o efeito na AKF-Moz. A equipa trabalhará em estreita colaboração com todos os parceiros do projecto designados para todas as informações e procedimentos administrativos relacionados com o projecto.