7 Dicas de Recrutamento nas Redes Sociais
A construção de uma grande empresa começa com a contratação de grandes pessoas, e as redes sociais fornecem meios para que você possa se conectar directamente aos profissionais de alto calibre. O crescimento exponencial das redes sociais oferece um acesso sem precedentes a um grande número de pessoas que partilham sua experiência de carreira e outras informações que os recrutadores procuram. Proponho aqui algumas dicas que irão tornar o seu trabalho de recrutamento nas redes sociais mais produtivo.
1. Comece onde as pessoas estão
A chave para o recrutamento nas redes sociais é descobrir onde estão as pessoas – em especial, as pessoas que você precisa para seu negócio. Estude cuidadosamente cada site afim de ter uma noção do tipo de pessoas que usam o site. Grandes redes sociais como o LinkedIn e Facebook oferecem acesso a um banco de dados gigantesco, enquanto que sites e blogs focados na indústria oferecem um público menor, no entanto, mais focado.
Encontre os sites que melhor se adequam ao seu negócio e crie uma conta em cada um.
2. Publicite Oportunidades disponíveis no seu email
Este é um método simples e gratuito, todos os seus amigos poderão ver seu anuncio e partilhar com os outros, caso não estejam interessados ou qualificados para a posição anunciada.
3. Recrutamento online começa no seu meio
Ao construir sua rede online, não se esqueça do seu maior trunfo: seus empregados actuais. Todos na sua organização podem ajudar no trabalho de recrutamento. Recomendações internas são uma óptima maneira de encontrar pessoas de confiança, e pedir aos seus funcionários para anunciarem vagas de emprego nas suas actualizações do LinkedIn e Facebook expande seu alcance a pessoas que não estão directamente ligadas à sua empresa.
4. Trate os outros como gostaria de ser tratado
À medida que você desenvolve sua rede social, ajudar os outros sempre que puder. Se uma conexão sua deseja preencher uma vaga ou pede-lhe um conselho na sua área de especialização, não deixe de ajudar se possível. Faça mais do que apenas publicar vagas. Acima de tudo sê cortês e profissional. Maus comentários sobre si e seu negócio podem espalhar-se rapidamente na Internet.
5. Adere ao LinkedIn
LinkedIn é uma rede social dedicada a negócios. Certifique-se de construir sua rede conectando-se aos actuais e antigos colegas de trabalho que o respeitam. Leia o artigo Linkedin: O novo ponto de encontro dos profissionais moçambicanos, que escrevi para o Moz Maníacos para mais detalhes.
6. Qualidade vs Quantidade
Quanto maior for a sua rede, mais pessoas você poderá alcançar. Mas ter 50 pessoas dispostas a ajuda-lo com a sua pesquisa por profissionais qualificados é muito mais valioso do que 500 pessoas que não se lembram por que estão na sua lista de contactos. Aumente a sua rede, mas cresça organicamente – caso contrário, você pode ser confundido com um spammer.
7. Candidatos estão olhando para você, Too
Você está à procura de grandes colaboradores e os profissionais estão à procura de um bom lugar para trabalhar. Certifique-se de manter as páginas da sua empresa no Facebook, e LinkedIn actualizadas e relevantes, fornecendo aos candidatos uma visão precisa da sua empresa. (O mesmo vale para o site da sua empresa.)
Por fim, as redes sociais são uma outra ferramenta para encontrar funcionários qualificados, e não uma solução de recrutamento definitiva. Se publicar em sites de empregos como este funciona para si, continue fazendo isso, se uma empresa de recursos humanos consistentemente consegue os profissionais que você procura, continue usando os seus serviços. A chave é verificar qual dos métodos lhe oferece os melhores resultados e investir seus esforços lá.