5 Perguntas Comuns Na Entrevista de Emprego – e Como Respondê-las

Uma parte essencial da preparação para entrevista de emprego é a formulação de respostas a certas perguntas. Existem algumas “perguntas padrão” que quase sempre estão presentes nas entrevistas. Preparei  cinco das perguntas mais comuns na entrevista de emprego, bem como o que o entrevistador espera ouvir como resposta.

1. Fale sobre si

Esta é a mais previsível e por vezes, a mais frustrante de todas as perguntas da entrevista. O entrevistador fica com uma cópia do seu currículo na frente dele então por que a pergunta? Tome isso como a sua oportunidade de apresentar-se da melhor forma possível.

Como lidar com a situação:

  • Concentre-se em três ou quatro áreas dentro do seu currículo que sejam relevantes para a vaga.
  • Seja conciso; Limite o seu tempo de estrelato a dois ou três minutos no máximo.
  • Mostre entusiasmo: Os recrutadores amam candidatos genuinamente interessados.
  • Nada pessoal: Concentre-se apenas nas suas realizações profissionais.

2. O que você sabe sobre a empresa?

Um elemento vital na sua preparação para a entrevista é pesquisar sobre empresa, incluindo o seu background, a estrutura e as tendências actuais da indústria. Os empregadores ficarão mais impressionados com candidatos que tenham investido tempo para investigar minuciosamente a sua marca. Para se destacar da concorrência, sempre verifique as últimas actualizações e notas de imprensa da empresa, será um elemento interessante para reiterar o seu entusiasmo e interesse no papel.

3. Quais são os seus pontos fortes e fracos?

Esta é outra favorita da lista de perguntas da entrevista. Responder à questão dos pontos fortes deve ser relativamente simples se você tiver analisado minuciosamente o anúncio de trabalho e tenha identificado as principais habilidades necessárias. Ao destacar seus pontos fortes pessoais que correspondam mais de perto às necessidades da empresa, você estará a enfatizar a sua aptidão para o papel. Quando se trata de fraquezas, restrinja a apenas uma. Não é uma pergunta capciosa, todos têm fraquezas. O objectivo é demonstrar a sua vontade de trabalhar e melhorar. Admitir uma fraqueza também mostra um nível de auto-consciência.

4. Por que quer deixar seu emprego actual? / Por que você quer este trabalho?

A maioria dos candidatos tipicamente responde a esta pergunta destacando os benefícios que receberão ao conseguir um emprego em particular. O empregador idealmente quer saber não só o que a empresa pode fazer por si, mas o que você pode fazer para a empresa. Que aspectos das suas qualificações e experiência irão agregar valor à organização caso você seja admitido? Se você tem um emprego actualmente, mas está insatisfeito com o seu cargo, é essencial que se concentre nos benefícios da adesão ao novo emprego, ao invés do quão terrível é o seu emprego actual. Uma atitude negativa é uma das principais razões que bloqueiam o seu sucesso na busca por emprego.

5. Onde você se vê daqui a cinco anos?

A menos que você tenha consultado as conchas ou a sua bola de cristal, é impossível dar uma resposta precisa a esta pergunta. O que o empregador está a procura é uma indicação do compromisso de longo prazo. Se você for o candidato escolhido, será que o investimento compensa? Sua resposta deve implicar que você pretende ficar por ali e desenvolver a sua carreira com a empresa. Você também pode sem problemas  virar a mesa e perguntar ao entrevistador como ele vê a empresa em 5 anos.