Advertisements

É importante colocar filiação no currículo?

Enviada por | Janeiro 5, 2018 | Candidatura

Saber o que colocar e o que não colocar no currículo é uma dúvida constante até para os mais experientes com a redacção deste documento. Um dos aspectos que sempre gera aflição nos candidatos é saber se devem ou não colocar a filiação no seu currículo.

Em Moçambique, Portugal e outros países dos PALOP, bem como alguns países asiáticos como a Índia, há uma certa convicção de que é obrigatório colocar o nome dos pais, principalmente porque o currículo escolar ensina dessa forma. E porque geralmente nos limitamos ao que aprendemos, recorremos aos nossos apontamentos na hora de produzir o CV ou pedimos algum modelo pronto.

Então, devo colocar a filiação ou não?

A resposta é NÃO. O facto é que para o recrutador esse aspecto é irrelevante, o que ele busca são pessoas capacitadas para ocuparem um cargo e exercerem suas actividades com sucesso, seus pais não têm nada a ver com isso. Não consigo encontrar nenhuma razão para o candidato colocar essa informação no seu currículo a não ser que o nome dos pais vá ter alguma influência na decisão do recrutador, o que seria um ultraje.

Advertisements

SIGA-NOS


COMENTE E DEIXE SUAS DÚVIDAS

Olá leitor, o meu nome é Matope José. Obrigado por ler este artigo, espero ter ajudado. Por favor partilhe a sua opinião sobre este tema e as dificuldades tem tido, fale um pouco da sua experiência com casos similares. Caso tenha alguma dúvida ou deseja que eu produza um artigo ou vídeo sobre um assunto específico, também pode sugerir no campo de comentários, que certamente irei responder. Bem vindo e não saia sem deixar algumas palavras, este espaço é seu. Obrigado!

4 Comentários para “É importante colocar filiação no currículo?”

  1. Comment made by Flávio Taela on jan 6th 2018 at 9:56 am: Responder

    Não vejo necessidade, mais uma vez obrigado pelo esclarecimento.

  2. Comment made by Samuel Timana on jan 10th 2018 at 12:04 pm: Responder

    Concordo plenamente.

  3. Comment made by Dercio on jan 11th 2018 at 8:48 am: Responder

    Pode até não ser tão importante. Mas há que referir que essa informação faz parte de quem essa pessoa é. A minha existência deve-se a eles. Não vejo nada mal em fazer constante no meu curriculo.O recrutador não vai recrutar me ou deixar de recrutar me por isso.Se quer minhas habilidades, mesmo que venha a descubrir k ele teve algo passado ruim com essas pessoas, se de facto precisar vai recrutar. “Meu ponto de vista”.

  4. Comment made by FERNANDO MUBONE on jan 11th 2018 at 8:27 pm: Responder

    DE CERTEZA DEVE-SE COLOCAR A FILIACAO, COMO APRENDEMOS MAS NUM OUTRO CASO COMO ESTAMOS NUM MUNDO EVOLUTIVO E MUITA DINAMICA EXISTE ESSSES DEBATES PARA ESTARMOS DE ACORDO, MAS EM TODO CASO COLOCARIAMOS FILIACAO OU NAO? PARA MIM TANTO FAZ OU MESMO DEPENDENDO DA INSTITUICAO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *