Advertisements

É importante colocar naturalidade no currículo?

Enviada por | Janeiro 10, 2018 | Curriculum Vitae

A naturalidade enquadra-se na mesma categoria da filiação, quando analisamos informações a serem adicionadas ou descartadas no Curriculum Vitae, por seguimos com a mesma introdução que fizemos no artigo correspondente.

Saber o que colocar e o que não colocar no currículo é uma dúvida constante até para os mais experientes com a redacção deste documento. Um dos aspectos que sempre gera aflição nos candidatos é saber se devem ou não colocar a filiação no seu currículo. Matope José – Leia mais: É importante colocar filiação no currículo?

Num país multicultural como o nosso, é comum que todos tenham orgulho das suas origens e queiram expressar isso de todas as formas, incluindo nos seus currículos. No entanto, num contexto corporativo e particularmente em gestão de pessoas, a naturalidade não deve ser uma métrica de avaliação de um candidato – embora todos saibamos que não é exactamente isso que ocorre nas empresas, há de facto o tribalismo no sentido mais literal possível.

Enquanto também é facto que pessoas de diferentes províncias podem cooperar perfeitamente numa organização, algumas podem deixar as suas diferenças serem um empecilho para a produtividade. É tendo isso em consideração que alguns gestores de recursos humanos e recrutadores podem dar importância à sua naturalidade.

Unir diferentes pessoas de várias origens, culturas, formações e vivências em prol do objectivo comum e promover a diversidade é tarefa dos gestores, tendo isso em conta, porque iria importar a naturalidade do colaborador no processo de recrutamento?

Então, devo colocar a minha naturalidade ou não?

Excepto nos raros casos em que a naturalidade tem uma relação directa e é imprescindível para a realização das tarefas, a resposta é NÃO. Lembre-se sempre de foque-se em enaltecer as qualidades que lhe tornam o melhor candidato para ocupar o cargo, certamente se a sua naturalidade for relevante, o empregador vai chama-lo para uma entrevista para pergunta-lo, depois de ficar impressionado com o seu currículo – não há motivo para você voluntariamente minar o seu currículo.

Advertisements

SIGA-NOS


COMENTE E DEIXE SUAS DÚVIDAS

Olá leitor, o meu nome é Matope José. Obrigado por ler este artigo, espero ter ajudado. Por favor partilhe a sua opinião sobre este tema e as dificuldades tem tido, fale um pouco da sua experiência com casos similares. Caso tenha alguma dúvida ou deseja que eu produza um artigo ou vídeo sobre um assunto específico, também pode sugerir no campo de comentários, que certamente irei responder. Bem vindo e não saia sem deixar algumas palavras, este espaço é seu. Obrigado!

Um comentário para “É importante colocar naturalidade no currículo?”

  1. Comment made by Robet Mateus on jan 11th 2018 at 10:31 am: Responder

    Bom dia,
    Eu gostaria de saber se posso colocar o local de nascimento?
    Por exemplo: Local de Nascimento: Muxúngue, Distrito de Chibabava-Sofala – Moçambique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *