Advertisements

É importante colocar naturalidade no currículo?

A naturalidade enquadra-se na mesma categoria da filiação, quando analisamos informações a serem adicionadas ou descartadas no Curriculum Vitae, por seguimos com a mesma introdução que fizemos no artigo correspondente.

Saber o que colocar e o que não colocar no currículo é uma dúvida constante até para os mais experientes com a redacção deste documento. Um dos aspectos que sempre gera aflição nos candidatos é saber se devem ou não colocar a filiação no seu currículo. Matope José – Leia mais: É importante colocar filiação no currículo?

Num país multicultural como o nosso, é comum que todos tenham orgulho das suas origens e queiram expressar isso de todas as formas, incluindo nos seus currículos. No entanto, num contexto corporativo e particularmente em gestão de pessoas, a naturalidade não deve ser uma métrica de avaliação de um candidato – embora todos saibamos que não é exactamente isso que ocorre nas empresas, há de facto o tribalismo no sentido mais literal possível.

Enquanto também é facto que pessoas de diferentes províncias podem cooperar perfeitamente numa organização, algumas podem deixar as suas diferenças serem um empecilho para a produtividade. É tendo isso em consideração que alguns gestores de recursos humanos e recrutadores podem dar importância à sua naturalidade.

Unir diferentes pessoas de várias origens, culturas, formações e vivências em prol do objectivo comum e promover a diversidade é tarefa dos gestores, tendo isso em conta, porque iria importar a naturalidade do colaborador no processo de recrutamento?

Então, devo colocar a minha naturalidade ou não?

Excepto nos raros casos em que a naturalidade tem uma relação directa e é imprescindível para a realização das tarefas, a resposta é NÃO. Lembre-se sempre de foque-se em enaltecer as qualidades que lhe tornam o melhor candidato para ocupar o cargo, certamente se a sua naturalidade for relevante, o empregador vai chama-lo para uma entrevista para pergunta-lo, depois de ficar impressionado com o seu currículo – não há motivo para você voluntariamente minar o seu currículo.

Advertisements

Um comentário para “É importante colocar naturalidade no currículo?”

  1. Robet Mateus 10:31 amJaneiro 11, 2018

    Bom dia,
    Eu gostaria de saber se posso colocar o local de nascimento?
    Por exemplo: Local de Nascimento: Muxúngue, Distrito de Chibabava-Sofala – Moçambique

Este conteúdo não recebe comentários.