Advertisements

Networking: Encontre Emprego Através de Bons Relacionamentos

Como Encontrar Emprego Mantendo Bons Relacionamentos

Encontrar emprego na economia actual é difícil, mas você pode encontrar oportunidades, se souber onde procurar. A melhor maneira de encontrar oportunidades de emprego não é através de anúncios de emprego online, jornais, classificados, ou agências de emprego – é interagindo com as pessoas à sua volta. Sua rede de amigos, familiares, colegas e conhecidos são um “recurso” valioso de procura de emprego. O Networking pode parecer intimidador, mas é gratificante e divertido, mesmo para quem é tímido ou que tenha poucos amigos.

O que é Networking?

A grande maioria das vagas de emprego não são anunciados, elas saem para fora através das pessoas ligadas à empresa. É por isso que o Networking é a melhor maneira de encontrar emprego. Infelizmente, muitas pessoas que procuram emprego hesitam em tirar proveito do Networking porque têm medo de serem vistos como inconvenientes, chatos ou aproveitadores. Mas o Networking não é usar outras pessoas para promover agressivamente a si mesmo, networking é construir bons relacionamentos. Este é um tema pouco abordado em Moçambique, por isso eu vou neste artigo trazer as bases para a compreensão do Networking e ao longo do tempo trarei mais material sobre este que é para mim um aspecto indispensável para qualquer um que busca um emprego.

Você já sabe o que é Networking

Networking nada mais é do que conhecer pessoas. Percebendo ou não, você vive o networking todos os dias e em todos os lugares onde vai. Networking é a sua rede de contactos profissionais. Você está em rede, quando inicia uma conversa com a pessoa ao seu lado numa fila, apresenta-se a outros pais na escola do seu filho, conhece um amigo do seu amigo, conversa com um ex-colega de trabalho ou pára para conversar com o seu vizinho. Todas as pessoas que você encontra podem ajudar a mudar a sua carreira. Atingir o mercado de trabalho escondido pode demandar mais planeamento do que uma pesquisa de emprego convencional, mas é muito mais eficaz. A adopção de um estilo de vida baseado no networking – criar laços e ajudar os outros nos momentos bons e maus – vai ajudá-lo a encontrar o emprego certo, a fazer conexões valiosas no seu campo de actuação, e a permanecer focado e motivado durante a sua procura de emprego.

Networking é a melhor maneira de encontrar um emprego porque:

As pessoas fazem negócios, principalmente com pessoas que conhecem e gostam. Currículos e cartas de motivação por si só, podem ser muito impessoais para convencer os empregadores a contratá-lo.

Anúncios de emprego tendem a atrair pilhas de candidatos, o que o coloca em concorrência intensa com muitos outros como você. O Networking faz de si um membro da lista de recomendações de cada pessoa que o conhece.

Você conhece mais pessoas do que pensa

É possível que pense que não conhece ninguém que possa ajudá-lo na sua busca por trabalho. Mas você conhece mais pessoas do que pensa, e há uma boa chance de que pelo menos uma dessas pessoas conheça alguém que pode lhe dar conselhos de carreira ou indica-lo a uma vaga de emprego. Você nunca saberá se não perguntar!

Networking Profissional

As Redes sociais são excelentes ferramentas para ampliar o seu networking profissional.

Faça uma lista das pessoas na sua rede

Sua rede é maior do que você pensa que é. Ele inclui todos os seus familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, colegas da escola, e até mesmo conhecidos casuais. Comece anotando nomes, e ficará surpreso com a rapidez com que a lista cresce.

Pense nas pessoas que conhece dos seus antigos postos de trabalho, escola e faculdade, igreja, escola do seu filho, o ginásio, redes sociais e no seu bairro. Também pense nas pessoas que conheceu através dos seus relacionamentos mais estreitos: o colega de trabalho da sua irmã, o chefe do seu melhor amigo, a esposa de seu colega de faculdade, amigos dos seus pais, o parceiro de negócios de seu tio.

Sim. Você tem uma, e é mais poderosa do que você pensa:

  • Você já pertence a várias redes (família, amigos, colegas, companheiros do jogo, etc) o seu Networking pode ser consequência natural desses contactos do dia à dia.
  • Cada rede conecta a outra rede (por exemplo, o professor do seu filho pode conectá-lo a outros pais).
  • Cada membro de uma rede pode ter conhecimento de uma oportunidade de trabalho ou ter uma ligação com alguém que conhece uma.

Se você é reticente sobre criar novos laços, sente-se desconfortável em pedir favores ou está envergonhado com a sua situação de desempregado, tenha os seguintes aspectos em mente:

  • É bom ajudar os outros. A maioria das pessoas terá prazer em ajudá-lo sempre que puder.
  • As pessoas gostam de dar conselhos e serem reconhecidas pela eficiência dos mesmos.
  • Muita gente sabe o que é estar desempregado e estar à procura de emprego. Eles vão solidarizar-se com a sua situação.
  • O desemprego causa um certo stress. Ao conectar-se com os outros, você poderá receber incentivo, companheirismo e apoio moral.

Esta é uma introdução ao Networking, tema que será muito abordado neste portal em artigos futuros. Sinta-se à vontade para sugerir temas para abordagem futuras ou para enviar o seu texto.

Advertisements

19 Comentários para “Networking: Encontre Emprego Através de Bons Relacionamentos”

  1. Tomas Bacalhane 8:03 pmjulho 26, 2013

    gostei das dicas mencidos.

  2. gala-gala 8:20 amjulho 29, 2013

    Gostei da publicacao!!deu me um insentivo enorme e uma coragem de enfrentar o mundo,e o importante e a mente nossa estar interligada com as outras e isso faz dela invencivel pelo mao estar e o stress.thanks pela dica.

  3. Gilberto jose 7:16 pmagosto 17, 2013

    Estes comentários encorajam-me a continuar a minha luta em busca de emprego.

  4. Fernando Budula 12:38 pmoutubro 3, 2013

    Obrigado senhor Jose pelas dicas

  5. Alberto Armando Ndzeco 7:28 pmoutubro 29, 2013

    Eu estava fechado na verdade e posivel ter empregos atravez dos amigos, penso todos os dias como, quem pode me ajudar mas nao consigo ter a resposta, isso esta tomando conta da minha pessoa, parece que nada faço, isso me doe, e para quem esta vivendo essa situaçao…

  6. cahrles gribeti pita 5:41 pmnovembro 8, 2013

    XPERO K VOU APROVEITAR N MAZXMO ESSE MEIO

  7. carlos 7:51 amnovembro 9, 2013

    e possivel um brasileiro conseguir arrumar um emprego em maputo ( africa) minha irma mora ai em moçambique ,e eu gostaria de morar ai tambem nao pelo salario mas com experiencia profissional que tenho gostaria muito de de trabalhar na africa thanks

  8. Joao fernando mufanequiss 3:40 pmnovembro 23, 2013

    Esta foi uma das melhores explicaçoes pra mim, muinto muinto pk tou dsempregado, assim tomarei a coragem

  9. vasco Macoo 12:11 pmjunho 22, 2014

    chamo me vasco tenho nivel médio xtou desepregado a procura de emprego!alguém pode me ajudar?

  10. ALBINO AUGUSTO 10:12 amAbril 13, 2015

    Realmente sem influencia no mercado do emprego e não ter um pouco de sorte pode cair em terra.
    Dr. Matope, segui as suas dicas num concurso de emprego( gestor de RH, onde éramos 29 candidatos, e finalmente fiquei em 2 segundo lugar, o que falhou? tenho experiência há mais 5 anos na área,soube me dar bem nas entrevistas, onde(o júri)ficou totalmente entusiasmado da maneira como respondi as perguntas colocadas, tanto praticas e teóricas, ho que me ajude?

  11. Rosa da Conceicao Abilio Honwane 11:23 amjunho 28, 2015

    BOM DIA
    Interessante o network eu particularmente me via sozinha no mundo sem ninguem que me pudesse ajudar a conseguir um emprego pois o mercado esta realmente agressivo e competitivo ,com este apredizado ,forca que existe dentro de mim , esperanca e o crer nas minhas capacidades esta claro que consigo um emprego integral sim sim sim
    no entanto deixo uma dica aos meus companheiros nao se achem individuos sem sorte por favor nao entrem em desispero
    porque se as coisas ainda nao estao como deseja ainda nao terminou ha ainda muito por fazer

  12. iliasse 9:58 pmjulho 16, 2015

    Boa orientacao.

  13. Jacinto 10:26 amsetembro 17, 2015

    Muito obrigado pela orientacao.

    Eu particularmente consegui o meu emprego a partir do Network, em que conheci alguem duma instituicao, trocamos contactos e fomos falando a cerca de 1 ano. Um dia alertou-me da existencia de uma oportunidade de vaga de emprego numa empresa. Assim consegui acertar e estou trabalhando ha 2 meses.
    Continua assim dr. Matope, dando dicas as pessoas. Abracos.

  14. Leonardo Avalinho Singano 11:44 amdezembro 17, 2015

    Bom dia. GOSTEI MUITO DESSA DICA, PROVAVELMENTE ME AUXILIE NUMA OPORTUNIDADE DE EMPREGO. FUI LICENCIADO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA ESPECIALIDADE DE AGRO NEGÓCIOS. TENHO 8 ANOS DE EXPERIÊNCIA EM TRABALHOS DE CAMPO.
    DE 2014 ATE AQUI NUNCA TIVE SEQUER UMA ENTREVISTA DOS 80 cvs que enviei ao anúncios de vagas.
    HOJE EM DIA, AS OPORTUNIDADES DE EMPREGO TENDEM A SE COMPRIMIREM.

    ENTRETANTO, NÃO PAREI POR AI, FAÇO MEUS CAMPOS DE CULTIVO COM VISTA A ME ALIMENTAR.

  15. Massaude 10:17 amjulho 9, 2016

    Muito bom, sou recem formado em comunicacao e acabo de saber que atravez deste artigo urge a necessidade de turbinar mais a minha extrategia. Continue informando e capacitando. Muito obrigado

  16. Oldvanda Navesse 11:08 amJaneiro 15, 2017

    Obrigada pela orientaçæo,

  17. Arlindo 8:06 pmFevereiro 6, 2017

    Boa noite Dr Matope
    Gostei das dicas, eu me sentia fechado particularmente porque vivo longe e as vezes sem ter dinheiro para subir o machibombo entao fico limitado, o que faco?

  18. Inacio Ngovene 9:55 pmFevereiro 7, 2017

    Esse post pode ajudar muita gente, eu particularmente vou fazer de tudo para seguir os conselhos. Obrigado!

  19. [email protected] 9:52 amFevereiro 18, 2017

    Gostei das dicas vou faser um bom manejo pelas mesmas

Este conteúdo não recebe comentários.