Como enviar uma carta para a Caixa Postal
Enviar uma carta para a caixa postal não é muito diferente de enviar uma carta para um endereço convencional. O facto é que em Moçambique, estes meios de comunicação não são muito comuns entre as massas, o que me levou a escrever este artigo.
Muitos empregadores ainda usam apenas a caixa postal como meio para receber candidaturas a eventuais vagas de emprego, e é notável a dificuldade dos nossos utilizadores em entender muito bem como fazer para enviarem os seus currículos, cartas de motivação e portefólios profissionais. Na verdade não é muito difícil lidar com a caixa postal e embora eu seja da opinião de que usar correios convencionais para enviar simples documentos, numa época em que o correio electrónico domina (e para alguns também já é ultrapassado) é segregação, algo que eu condeno veementemente (este é um assunto que pode ser abordado em outros mares), irei ainda assim mostrar como proceder para enviar uma carta para a caixa postal.
Como enviar uma carta para a Caixa Postal
- Vá a agência de correios mais próxima à sua residência e peça informações básicas sobre o serviço (selos, preços, datas, etc).
- Coloque os documentos todos num envelope e lacre. Cole o selo no canto superior direito – salvo por instrução contrarias.
- Escreva o seu endereço no canto superior esquerdo, assim como faria para qualquer outra carta.
- Comece com o nome da pessoa ou organização para a qual está a enviar. Abaixo disso, escreva o endereço: Comece com as palavras “Caixa Postal” ou excepcionalmente “PO Box” e, em seguida, o número da caixa. Abaixo dessa informação escreva o destino para onde está a enviar a carta, o nome da cidade e o país.
Exemplo:
Moz Maníacos
CAIXA POSTAL: 2502
Maputo, Moçambique
Nota: Nos casos em que a empresa disponibiliza tanto o endereço quanto a caixa postal, não há necessidade de ir aos correios, pode deixar pessoalmente na caixa, ou ao pessoal dos RH.