Como Ter Sucesso no Período Probatório

Procurar emprego é um desafio que muitas pessoas precisam enfrentar em algum momento das suas vidas, o que pode ser uma grande dor de cabeça. Se você não tiver muita sorte, é possível que leve meses ou até mesmo anos para conseguir ser admitido. No entanto é importante que mantenha a chama da esperança sempre acesa.

Para aqueles que finalmente conseguem um novo trabalho nem sempre é simples ter sucesso. Muitas vezes, as empresas incluem uma ressalva na sua contratação – você deve sobreviver ao período probatório. Um procedimento padrão na maioria das empresas privadas, ele serve como um período de testes aos novos contratados e evita que a empresa corra o risco de fazer uma má contratação.

Há algumas estratégias que podem ajuda-lo a proteger a sua posição na sua nova empresa. Eu preparei as dicas que poderão ajudá-lo a sobreviver ao seu período probatório:

1. Seja educado

Seu novo empregador vai querer saber como você se adapta à equipa já existente, por isso é importante construir um bom relacionamento com todos os seus colegas de trabalho. Em outras palavras, seja educado e simpático com todos que encontrar, desde o director ao servente.

Não tenha dúvidas de que o seu chefe solicitou que seus colegas apresentem relatórios sobre seu desempenho – por isso se você perturbar as pessoas no trabalho, há um grande risco de falha no seu período probatório.

É também importante ser positivo durante esse período. Queixas constantes podem deixar o ambiente para baixo, o que certamente será notado pelos supervisores.

2. Faça perguntas

Ao iniciar suas actividades no novo trabalho você deve sempre estar ávido para aprender o máximo possível. Há um leque de coisas a aprender, especialmente se você for relativamente inexperiente. Pedir conselhos aos seus colegas e supervisores é uma boa forma de começar – isto não só vai ajudá-lo a adquirir novas habilidades, mas também é uma excelente maneira de construir bons relacionamentos.

Quando você mostra interesse no trabalho, o seu empregador irá perceber o seu activo envolvimento e satisfação com o seu novo emprego. Também é uma boa ideia pedir aos seus chefes um feedback regularmente – isso mostra que você tem procurando melhorar a si mesmo.

3. Admita seus erros

É pouco provável que seu empregador o demita por cometer um erro durante o seu período probatório – os erros são uma parte inevitável de quem inicia um novo trabalho. No entanto, é importante saber lidar com os erros correctamente, você pode ser demitido se não souber lidar com a situação correctamente.

Se você sabe que cometeu um erro, não enterre a cabeça na areia. Informe ao seu supervisor ou chefe imediatamente, peça desculpas, e se ofereça a ajudar a corrigir o erro. Não tenha medo – ninguém é perfeito e seus chefes provavelmente cometeram erros quando começaram!

4. Seja pontual

Chegar atrasado para ao trabalho regularmente é uma maneira infalível de ser demitido no final do seu período probatório. Esse comportamento dá ao seu chefe (e a qualquer um) a impressão de que você não está a levar o seu trabalho a sério.

De igual modo, não corra para a porta de saída, logo que o dia laboral terminar. Em vez disso, faça o briefing do dia com os seus colegas, e tente sair quando os demais o fizerem.

Se por acaso você sair à noite com seus amigos ou mesmo para um evento social com seus colegas, é vital que você saiba recompor-se à tempo para o dia seguinte, não importa quão forte seja a sua ressaca.

5. Seja responsável

Ao aceitar uma oferta de trabalho, você concorda em assumir uma série de responsabilidades. Você também concorda em cumprir uma lista de regras, e até mesmo desfrutar de alguns privilégios. No entanto, é importante seguir as regras da instituição sem abusar dos seus privilégios. Seus chefes acompanharão de perto os seus esforços durante o seu período probatório, por isso é importante que mostre a eles que é um empregado responsável e trabalhador. Algumas dicas básicas:

  • Se você tiver acesso a um computador, não use-o para entrar nas suas redes sociais, salvo em períodos em que é expressamente permitido.
  • Se você  for a eventos sociais da empresa, não fique bêbado.
  • Com um pouco de bom senso tente imitar o comportamento positivo de seus colegas mais antigos.

6. Sem folgas ou dispensas

Os dias de folga ou períodos de despensa já foram determinados pela empresa. É importante que você se informe sobre como a empresa lida com feriados, tolerâncias de ponto e fins de semana. Também procure compreender o sistema de férias e licenças da empresa. Descarregue a Legislação laboral de Moçambique no nosso site e procure conhecer o básico dela, no que concerne ao seu tipo de trabalho. Use (e abuse) de todos os dias de folga que a lei e a própria empresa eventualmente o concedam, mas evite pedir dispensas durante o seu período probatório.

Se estiver a sentir-se mal, esforce-se e vá trabalhar – mesmo que seja para sair mais cedo. Se você estiver realmente muito doente para trabalhar, avise o mais rápido possível, peça perdão e se ofereça para levar um atestado médico. Se precisar férias, não se esqueça de pedir com antecedência e explicar o motivo.

Conclusão

Estas dicas podem ajudá-lo a sobreviver ao período probatório. No entanto, é importante relaxar um pouco – trabalhar constantemente no limite também pode ser um sinal negativo para o seu empregador. Em vez disso, incorpore práticas saudáveis de trabalho, como ser pontual e aberto. Cumprir as suas tarefas é suficiente para impressionar seus chefes, e lhe dar a segurança que precisa.