Advertisements

Modelos de Cartas

20 modelos de carta de apresentação prontos para baixar e editar no word. Estes modelos são para aquelas pessoas que não fazem ideia de como começar a redigir a sua carta de apresentação e não devem ser usados sem edição profunda e adequação à vaga na qual se está a candidatar. Por outras palavras, você precisa entender que cada carta de apresentação deve ser única em cada vez que você vai candidatar-se a uma vaga de emprego. Não limite-se a alterar o nome, data e empregador nas cartas abaixo. Caso queira destacar-se neste processo, reserve um tempo primeiro para aprender Como Escrever Uma Carta de Apresentação Infalível.

Tenha em atenção também que enquanto que alguns destes 20 modelos de carta de apresentação são fantásticos, outros não são grande coisa. No entanto, o objectivo delas é apenas ajudar você a começar. Todos os documentos que você vai baixar estão no formato .DOCx, o que significa que você vai precisar do Microsoft Office 2007 ou mais recente, Libre Office para poder abrir e editar.

Modelos de carta de apresentação em word para baixar

Modelo de Carta 1

Modelo de Carta 2

Modelo de Carta 3

Modelo de Carta 4

Modelo de Carta 5

Modelo de Carta 6

Modelo de Carta 7

Modelo de Carta 8

Modelo de Carta 9

Modelo de Carta 10

Modelo de Carta 11

Modelo de Carta 12

Modelo de Carta 13

Modelo de Carta 14

Modelo de Carta 15

Modelo de Carta 16

Modelo de Carta 17

Modelo de Carta 18

Modelo de Carta 19

Modelo de Carta 20

Se estes modelos lhe tiverem sido úteis, por favor não deixe de partilhar este artigo com os seus amigos nas suas redes sociais favoritas, pois são muitas as pessoas, que assim como você, precisam de saber por onde começar a redigir as suas cartas de candidatura. Vamos juntos ajudar a combater o desemprego espalhando conhecimento. Topa?

Advertisements

Olá a todos os candidatos e leitores do Emprego Moz Maníacos,

É com muito prazer que disponibilizamos para download alguns modelos de cartas de apresentação para word, como forma de facilitar o seu trabalho na hora de escrever. Esta iniciativa surge pelo facto de muitos dos nossos leitores terem enfrentado dificuldades na hora de sair da teoria para a prática, quando mostramos a melhor forma de redigir uma carta de apresentação no artigo Como Redigir uma Carta de Apresentação. É muito importante que leia o artigo primeiro antes de continuar aqui, uma vez que este é apenas um complemente do outro. Você precisará aplicar parte dos conhecimentos adquiridos no primeiro artigo para poder fazer o melhor uso dos modelos que disponibilizamos aqui.

Modelos de Carta de Apresentação em Word Para Download

Carta de Apresentação Básica

Este é um modelo sem nenhuma informação relevante, é para aqueles que sabem o que fazer, mas não sabem por onde começar.

baixar modelo

Carta de Apresentação Simples e Elegante

Este é um modelo que apresenta um pouco mais de formatação, para quem gosta de um pouco mais de estética e elegância. Irá encontrar campos personalizados prontos a serem preenchidos.

baixar modelo

Carta de Apresentação em resposta a anuncio

Usará este modelo para responder a um anúncio de vaga específico. Diferente dos demais, este modelo está completamente preenchido e só precisará adapta-lo à sua situação actual, o que não quer dizer que limitar-se-à a trocar os dados do candidato e da empresa, use o documento como uma fonte de inspiração, uma vez que não será o único a baixa-lo deste site.

baixar modelo

Carta de apresentação resultante de recomendação

Há vezes em que alguém o indica para uma empresa. Esta carta mostra-lhe o que fazer em seguida.

baixar modelo

Modelo de Carta de Apresentação em Inglês

Para quem tem domínio da língua inglesa este modelo é irrelevante. Não temos ilusões sobre a realidade moçambicana, por isso trouxemos este modelo.

baixar modelo

Carta de Apresentação em resposta a anúncio em Inglês

Algumas vezes as empresas publicam seus anúncios em inglês, e não será por isso que irá perde-la, embora nesse caso seja óbvio que o requisito básico é conhecer a língua inglesa.

baixar modelo

Espero que consigam todos tirar o melhor proveito deste modelos de carta de apresentação/motivação. Fique à vontade para deixar o seu feedback nos comentários que eu responderei com muito gosto.

Enviar uma carta para a caixa postal não é muito diferente de enviar uma carta para um endereço convencional. O facto é que em Moçambique, estes meios de comunicação não são muito comuns entre as massas, o que me levou a escrever este artigo.

Muitos empregadores ainda usam apenas a caixa postal como meio para receber candidaturas a eventuais vagas de emprego, e é notável a dificuldade dos nossos utilizadores em entender muito bem como fazer para enviarem os seus currículos, cartas de motivação e portefólios profissionais. Na verdade não é muito difícil lidar com a caixa postal e embora eu seja da opinião de que usar correios convencionais para enviar simples documentos, numa época em que o correio electrónico domina (e para alguns também já é ultrapassado) é segregação, algo que eu condeno veementemente (este é um assunto que pode ser abordado em outros mares), irei ainda assim mostrar como proceder para enviar uma carta para a caixa postal.

Como enviar uma carta para a Caixa Postal

  • Vá a agência de correios mais próxima à sua residência e peça informações básicas sobre o serviço (selos, preços, datas, etc).
  • Coloque os documentos todos num envelope e lacre. Cole o selo no canto superior direito – salvo por instrução contrarias.
  • Escreva o seu endereço no canto superior esquerdo, assim como faria para qualquer outra carta.
  • Comece com o nome da pessoa ou organização para a qual está a enviar. Abaixo disso, escreva o endereço: Comece com as palavras “Caixa Postal” ou excepcionalmente “PO Box” e, em seguida, o número da caixa. Abaixo dessa informação escreva o destino para onde está a enviar a carta, o nome da cidade e o país.

Exemplo:

Moz Maníacos

CAIXA POSTAL: 2502

Maputo, Moçambique

Nota: Nos casos em que a empresa disponibiliza tanto o endereço quanto a caixa postal, não há necessidade de ir aos correios, pode deixar pessoalmente na caixa, ou ao pessoal dos RH.

Um portefólio profissional ou de carreira é uma pasta com informações importantes e detalhadas sobre si, suas competências, suas habilidades e experiência, que é apresentada a um empregador, durante uma entrevista. Enquanto o entrevistador faz as perguntas sobre o seu currículo, você pode usar o seu portefólio para apoiar suas respostas.

Por exemplo, o empregador pode dizer: “Eu vejo que você trabalhou no jornal escolar. Quais foram os seus trabalhos favoritos? “Você pode responder:” Meus trabalhos favoritos incluem este artigo sobre saúde (mostra artigo do portefólio) que exigiu muita pesquisa e este texto sobre escrita criativa (mostre o outro artigo) que escrevi para a edição especial “.

Você não deixa o seu portefólio com o empregador, mas pode oferecer cópias de documentos ou ficheiros, se o empregador quiser.

A verdade é que o currículo apenas dá aos empregadores uma visão geral das habilidades e educação de um candidato. Boas cartas de apresentação são curtas e vão directo ao ponto. O portefólio profissional pode ser usado para preencher as lacunas não preenchidas pelo currículo e pela carta de apresentação

Um bom portefólio profissional

Um portefólio profissional bem preparado é aquele que:

  • Mostra (prova) suas realizações
  • Documenta o alcance e a qualidade da sua experiência e formação
  • Mostra suas habilidades e capacidades

Elaborando o Portefólio Profissional

  • Determine as competências necessárias para o trabalho no qual está a candidatar-se
  • Escolha os itens que irão documentar a forma como já usou essas habilidades anteriormente (relatórios, artigos, prémios)
  • Uma pasta de 3 anéis preta ou azul fica muito bem para um portefólio – que isso seja por sua conta
  • Organize seu portefólio com informação que vá de acordo com as necessidades do empregador
  • Rotule as diferentes secções para facilitar a localização de informações no portefólio

Como Elaborar um Portefólio Profissional

O que incluir no portefólio profissional

Os elementos listados abaixo, vão depender muito da sua área de actuação, mas não deixa de ser possível que tenha que reunir todos eles no seu portefólio profissional.

  • Uma cópia do seu currículo
  • Uma cópia oficial do seu certificado de habilitações
  • Uma lista, que exibe suas habilidades e o que você gosta de fazer
  • Uma lista de experiências, que por alguma razão não se encaixam no seu currículo
  • Certificados de prémios e reconhecimento ou treinamento especial
  • Lista de conferências e workshops que tenha participado e uma descrição de cada
  • Amostras da sua escrita
  • Gráficos e Tabelas
  • Brochuras e material de marketing
  • Documentação das suas habilidades técnicas (informática, dactilografia, discurso, etc)
  • Cartas de recomendação ou agradecimentos
  • Citações sobre si ou seu trabalho nos meios de comunicação
  • Relatórios resumidos de educação cooperativa ou estágios
  • Livros, publicações ou ferramentas de trabalho que tenha criado

O portefólio é mais seu do que do empregador, por isso você não precisa mostrar tudo o que está nele. Diferente do currículo e da carta de apresentação. O portefólio profissional é um só, o que muda é forma como o organiza e apresenta ao entrevistador.

Portefólio Electrónico

Além do portefólio tradicional, você pode criar um portefólio electrónico, que pode ser deixado com o empregador. Pode ser um site, um CD-ROM ou um dispositivo de armazenamento USB . Este pode ser feito como uma apresentação do PowerPoint em slides, video HTML, flash, etc.

Portefólios electrónicos são fáceis de serem vistos pelo empregadores, especialmente os que estão na web. Os empregadores podem contactá-lo facilmente, basta clicar no do seu email ou formulário e enviar uma mensagem para si. Outra vantagem de ter um portefólio electrónico é que ele mostra aos empregadores que você está familiarizado com vários tipos de tecnologia e programas informáticos… o que não significa que você precise saber design web ou coisas assim, eu tenho ensinado formas fáceis de criar páginas com 0% de conhecimento web no website do Matope.

Além do material já citado mais acima, você pode incluir uma versão expandida do currículo – áudio e vídeo, um link do seu e-mail, site, blog perfil nas redes sociais (cuidado aqui ) e outras coisas que fortifiquem a sua candidatura. Evite informações pessoais e links inadequados no seu web site.

Não se esqueça de actualizar e reorganizar o seu portefólio regularmente.

Obrigado por ter lido até ao fim.

Todos sabemos que está cada vez mais difícil encontrar emprego em qualquer lugar do mundo. Com o número de candidatos aumentando diariamente, destacar-se da multidão é uma tarefa muito complicada – especialmente quando há a opção de candidatura por email.

Você ficaria surpreso com o número de pessoas que enviam emails genéricos a todos os empregadores que aparecem, anexando o mesmo currículo e a mesma carta de apresentação. A única coisa que alteram é o nome da empresa na qual se candidatam – e no fim perguntam por que nunca são chamados a uma entrevista!

Com isso em mente, apresentamos aqui cinco dicas de como acertar no alvo quando precisar efectuar a sua candidatura por email. Com um pouco de trabalho é possível realmente sobressair  e conseguir o tão desejado emprego.

Abra o compositor de mensagens do seu email e siga os nossos passos:

Passos Para a Candidatura Por Email

1. Leia as instruções da vaga

Empregadores recebem toneladas de candidaturas por email, por isso é preciso fazer tudo que estiver ao seu alcance para marcar a diferença. Uma das melhores maneiras de evitar ser descartado em poucos segundos é realmente ler todos os requisitos exigidos pela empresa e segui-los à risca.

Eles podem querer que você dirija o email a uma pessoa específica ou podem exigir habilidades ou competências específicas. Você não deve pegar o seu CV básico arquivado e simplesmente enviar, como se as instruções deixadas não fossem importantes. Tire um tempo para preparar uma candidatura que demonstre o seu interesse ao cargo.

2. O Assunto

Agora você está pronto para começar a compor seu email, é preciso torná-lo o mais pessoal possível. Emails direccionados têm maior chance de chamarem atenção – A primeira coisa que os empregadores verão é o assunto do seu email. Vamos a alguns exemplos:

Resposta a uma vaga de emprego

  • Técnico de Contas Experiente Para a Sasol
  • Carreira de Assistente de Comunicação – Miguel Machava
  • Candidatura à Vaga de Atendimento ao Cliente

Em alguns casos as empresas colocam um código de referência, então adicione o código no assunto do email.

Ex: Ref 1234: Promotor de Vendas – Matope José

Em caso de candidatura espontânea:

  • Designer Gráfico Versátil Procurando novas oportunidades
  • Recomendado Por (referência)
  • Pedido de Entrevista – Seu nome (Menos recomendado)

Evite textos longos no assunto do email, sob o risco dele nunca chegar à caixa de entrada

3. Carta de apresentação

Nunca dispense a carta de motivação sempre que enviar concorrer a uma vaga, é esta que irá convencer aos empregadores que vale a pena tomar em conta a sua candidatura. Clique aqui para aprender a escrever uma carta de motivação eficiente. Depois de redigir a sua carta incorpore-a no corpo do seu email e não em anexo.

4. O seu CV

Em nenhum momento envie o mesmo email para todas as oportunidades de emprego que lhe aparecerem. Pense no seu currículo como um instrumento poderoso para vender o seu peixe. Concentre-se nas suas habilidades e adapte-as para a posição em questão.

Clique aqui para aprender a escrever o currículo de sucesso. De preferência salve o documento em PDF e DOC e faça upload do documento em anexo no seu compositor de email.

Quem abre o seu email vai precisar salvar o seu CV no computador, por isso é importante que dê um nome personalizado ao ficheiro de anexo. Ex: Currículo-do-Matope.doc, CV-Matope-José.pdf, etc.

Clique em adicionar anexo, busque o seu CV no seu dispositivo e faça upload.

5. Revisão

Antes de clicar no botão de envio, certifique-se de verificar erros ortográficos e gramaticais no corpo do email (carta) e no seu currículo, finalizando com as alterações necessárias – se o seu currículo tiver erros, remova o anexo e faça upload do CV actualizado . Não há nada pior do que enviar um email e depois perceber que cometeu um erro gritante – uma segunda opinião sempre cai bem.

Candidatura Por Email

Exemplo de candidatura por email

A imagem acima é um exemplo daquilo que seria uma candidatura por email usando o Gmail, onde pode criar uma conta gratuita clicando aqui, ou escolher outras opções populares como o Outlook (Hotmail)  e o Yahoo.

Boa Sorte!

Carta de Apresentação: Um Instrumento Indispensável

Quando vai candidatar-se a uma vaga de emprego, é importantíssimo que prepare uma carta de apresentação/motivação que irá acompanhar o seu CV, este instrumento é indispensável para quem deseja deixar uma boa primeira impressão aos empregadores. Estas cartas devem ser curtas e precisas, de modo que não exijam muito tempo de leitura, algo que poucos empregadores dispõem.

Carta de Motivação ou Carta de Apresentação?

Os conceitos de carta de motivação e carta de apresentação são essencialmente idênticos, mas em Moçambique o termo mais usual é carta de apresentação, o que não faz muita diferença, uma vez que o nome deste tipo de documento não aparece no corpo do mesmo. Neste artigo usaremos “carta de apresentação”.

O que NÃO é uma carta de apresentação

A maior parte das cartas que eu já li, tendem a seguir um estereótipo mais ou menos como este:

Modelo de uma fraca carta de apresentação

Exmo. Senhor Director de Recursos Humanos do Emprego MMO (emprego.mmo.co.mz)

Em resposta ao anúncio publicado no dia 19 de Junho de 2013, no site emprego.mmo.co.mz, referente à carreira de Redactor, apresento a minha candidatura disponibilidade e aptidão para integrar ao vosso quadro de pessoal na posição referida.

Eu actualmente trabalho como um editor de texto para o MMO, onde sou responsável pela edição de brochuras, fichas técnicas e conteúdo web. Antes disso, passei um ano a estagiar na revista Boladas, onde tive a oportunidade de escrever vários artigos para publicação. Também sou licenciado em Inglês, com uma grande habilidade na escrita.

Eu estou à procura de uma posição que que irá utilizar minhas habilidades de escrita com oportunidade de crescimento.

Olhando para um carta que segue esses padrões, nós não podemos dizer que estamos perante um desastre de redacção, mas também notamos que é algo que qualquer um pode fazer, basta substituir a informação que não interessa e colocar a sua. Este tipo de carta não trás nada de novo à sua candidatura, é apenas um resumo daquilo que já está no seu CV. É uma perda de tempo para si e para quem vai ler, e nós já dissemos que tempo não é algo abundante no processo de recrutamento e selecção.

O requisito óbvio para alguém se destacar no meio da multidão é ser diferente.

Escrever uma carta comum como a do exemplo acima, ou basear-se num modelo qualquer para escrever uma carta de apresentação, não fará de si diferente de ninguém.

Muitos gestores de RH levam apenas 5 segundos para ler uma carta de apresentação. Se não houver nada demais lá, eles não vão bater esse recorde.

“Eu busco um cargo que irá usar as minhas capacidades de gestão e oportunidade de crescer enfrentado novos desafios.”

Querido leitor, perceba que isto não é sobre si e seus desejos, é sobre a empresa. Então não diga ao empregador o que você quer, diga por que eles deveriam contratá-lo.

Mas afinal

O que é uma carta de apresentação?

O que é uma carta de apresentação?

O que é uma carta de apresentação? (Imagem: Madame Noir)

Considere uma carta de apresentação eficaz aquela que:

  1. Mostre interesse seu pessoal em trabalhar em determinada organização, explicando o que o incentivou a querer estar naquela organização específica. Quem vai ler a sua carta é um ser humano, então não seja impessoal.
  2. Não liste a sua formação e experiência de trabalho na carta, apenas faça algumas referências a elas, caso sejam necessárias para contextualizar o seu discurso.
  3. Dê informação pessoal que não esteja presente no seu currículo, características pessoais e hábitos de trabalho, ou até mesmo feedback de outros gestores.

Modelo de uma boa carta de apresentação:

Prezado Sr. Matusse :

Eu espero que me considere para o cargo de redactor na vossa firma, como anunciado no site MMO Emprego (emprego.mmo.co.mz).

Eu fiquei particularmente animado quando vi a vossa apresentação na última conferência de Marketing Digital em Maputo, um vez que sou um grande fã do vosso trabalho. Estou muito impressionado pela forma como têm oferecido serviços úteis e acessíveis na internet, pela disponibilidade que têm de fornecer formação gratuita para os moçambicanos menos experientes e pela forma personalizada de atender aos utentes, e eu gostaria de ter uma oportunidade de fazer parte desse trabalho .

Lendo a descrição deste trabalho, eu me reconheci. Como poderá ver no meu currículo em anexo, tenho experiência de mais de sete anos em organizações sem fins lucrativos, escrevi boletins informativos, brochuras, comunicados de imprensa, relatórios e outros documentos vitais para qualquer organização. Além de publicações oficiais, meu trabalho foi publicado em jornais de todo o país.

Além disso, eu sou um, um escritor versátil, rápido, e sou especialista em tomar uma informação complexa e apresentá-la de uma forma fácil de entender. Eu nunca perdi um prazo (na última avaliação de desempenho, o meu gerente me chamou de “o escritor mais rápido do planeta”) e me orgulho de ser capaz de fazer “malabarismos” com vários projectos diferentes.

Eu acho que minhas habilidades e experiência combinam perfeitamente com o que estão à procura, eu estou feliz com a oportunidade de trabalhar convosco.

Obrigado pela sua consideração.

Atenciosamente,

Matope José

Uma carta como esta é muito mais interessante do que um conjunto de cartas todas iguais, que dão grandes voltas só para pedir que o empregador tome em consideração o CV anexo. Talvez você vá preferir escrever algo mais formal, mas não deixe de ser objectivo e falar de forma natural e sem bajular.

A cada vez que for concorrer para uma vaga, reserve tempo para redigir uma carta de apresentação personalizada e competitiva, não limitando-se a alterar o nome de instituição e a data. Quer impressionar mais? Prepare-se mais!

Se ainda estiver enfrentando dificuldades Faça Download de Modelos de Carta de Apresentação em Word