Curriculum Vitae

O número de páginas de um currículo sempre foi motivo de debate e constitui dúvida constante para os candidatos. E com alguma razão, a resposta a essa pergunta não é como uma receita de bolo. Um currículo deve ter informação suficiente para chamar a atenção do recrutador e garantir uma entrevista. A resposta pode até desaponta-lo, mas não existe uma regra que funcione para todos. Os factores a serem considerados incluem objectivos de carreira, ocupação, indústria, anos de experiência, número de empregadores e formação.

Como definir o número de páginas do currículo?

Seu currículo é uma ferramenta de marketing de carreira, e não uma autobiografia. Esforce-se para manter seu currículo conciso e focado nos seus aspectos profissionais fortes. Ignore experiências passadas que não agregam valor ao seu objectivo actual. Cada palavra no currículo deve vender “seu peixe”, suas credencias para o futuro empregador. Alguns aspectos podem ser abordados depois na entrevista.

É comum que os empregadores ou recrutadores tenham que avaliar centenas ou até mesmo milhares de currículos de candidatos a preencherem um único cargo. Estes gestores costumam dar uma vista de olhos rápida (alguns segundos) para seleccionar os possíveis entrevistados. Certamente o seu currículo será avaliado com mais vagar caso seja aprovado para uma entrevista, no entanto, assegure-se de que seus pontos mais fortes sejam imediatamente visíveis para que pelo menos chegue a essa fase.

Use um currículo de uma página se:

  • Você possuir menos de 10 anos de experiência.
  • Você está em busca de uma mudança de carreira radical e sua experiência não é relevante para seu novo objectivo.
  • Você já esteve do outro lado da bancada, como empregador.

Use um currículo de duas páginas se:

  • Você tem 10 ou mais anos de experiência relacionada ao seu objectivo actual de carreira.
  • Sua área requer habilidades técnicas e você precisa de espaço para listar e provar seu conhecimento técnico.
  • Coloque as informações mais importantes no topo da primeira página. Conduza seu currículo com um resumo da sua carreira, então suas credenciais principais aparecem na vanguarda do currículo. Na segunda página coloque suas informações de contacto e todo o resto.

Considere um currículo de três páginas ou mais se:

  • Você é um gestor sénior ou executivo com um longo histórico de realizações de liderança.
  • Você está na área académica ou científica com uma extensa lista de publicações, seminários, cursos e palestras.

Até a próxima!

A naturalidade enquadra-se na mesma categoria da filiação, quando analisamos informações a serem adicionadas ou descartadas no Curriculum Vitae, por seguimos com a mesma introdução que fizemos no artigo correspondente.

Saber o que colocar e o que não colocar no currículo é uma dúvida constante até para os mais experientes com a redacção deste documento. Um dos aspectos que sempre gera aflição nos candidatos é saber se devem ou não colocar a filiação no seu currículo. Matope José – Leia mais: É importante colocar filiação no currículo?

Num país multicultural como o nosso, é comum que todos tenham orgulho das suas origens e queiram expressar isso de todas as formas, incluindo nos seus currículos. No entanto, num contexto corporativo e particularmente em gestão de pessoas, a naturalidade não deve ser uma métrica de avaliação de um candidato – embora todos saibamos que não é exactamente isso que ocorre nas empresas, há de facto o tribalismo no sentido mais literal possível.

Enquanto também é facto que pessoas de diferentes províncias podem cooperar perfeitamente numa organização, algumas podem deixar as suas diferenças serem um empecilho para a produtividade. É tendo isso em consideração que alguns gestores de recursos humanos e recrutadores podem dar importância à sua naturalidade.

Unir diferentes pessoas de várias origens, culturas, formações e vivências em prol do objectivo comum e promover a diversidade é tarefa dos gestores, tendo isso em conta, porque iria importar a naturalidade do colaborador no processo de recrutamento?

Então, devo colocar a minha naturalidade ou não?

Excepto nos raros casos em que a naturalidade tem uma relação directa e é imprescindível para a realização das tarefas, a resposta é NÃO. Lembre-se sempre de foque-se em enaltecer as qualidades que lhe tornam o melhor candidato para ocupar o cargo, certamente se a sua naturalidade for relevante, o empregador vai chama-lo para uma entrevista para pergunta-lo, depois de ficar impressionado com o seu currículo – não há motivo para você voluntariamente minar o seu currículo.

Neste vídeo eu explico a importância de colocar apenas a experiência que agregue valor à minha candidatura àquela vaga específica.

Você não precisa necessariamente listar todas as empresas por onde passou no que seu currículo. Se você já trabalha a vários anos, eu recomendo que coloque apenas a experiência mais recente ou inclua apenas experiência relevante para a vaga na qual está a candidatar-se no momento.

Se você já trabalhou em indústrias muito diferentes, também será muito do seu interesse querer omitir parte da sua experiência, especialmente se ela não tiver nenhuma relação com o trabalho que pretende conseguir.

O Expecional Caso dos Recém Graduados

Para os recém graduados, os estágios, trabalhos voluntários e outras experiências, devem ser incluídas no currículo, mesmo que não estejam relacionadas à sua área. Isso pode incluir pequenos negócios que tenha feito durante o ensino médio ou na faculdade. Os empregadores querem ver uma história de trabalho estável, por isso, se você está a começar, adicione o máximo de experiência que puder.

No caso de você já ter alguns anos de experiência profissional então é melhor omitir pequenos trabalhos antigos e enfatize apenas a experiência em tempo integral que teve.

10 Curriculos Prontos em Word Para Baixar

março 6, 2017 Candidatura, Curriculum Vitae, Modelos de Currículos

Comentários desativados em 10 Curriculos Prontos em Word Para Baixar

Currículos prontos são sempre uma boa nova para quem está com dificuldades de escrever o seu Curriculum Vitae!

Logo abaixo você vai poder baixar alguns modelos de currículo em word prontos para edição, redigidos por outros candidatos como você.

Antes de baixar, não se esqueça que você precisa entender os objectivos da empresa onde você deseja trabalhar, para que você possa produzir um currículo que responda àquilo que a empresa precisa, isso quer dizer que não basta você apenas baixar, preencher e mudar os dados do modelo do currículo, você precisa fazer um esforço para tentar diferenciar-se dos demais com as suas qualidades. Aprenda mais no Guia Como Fazer Um Currículo Perfeito com mais de quarenta dicas para você fazer a diferença no mercado.

Baixar 10 currículos prontos em word

Indo ao que interessa, você só precisa clicar num dos links abaixo (ou todos), e salvar o documento no seu computador, tablet ou celular. Depois disso você pode editar o artigo à vontade e enviar a sua candidatura.

[DOC] Modelo de Currículo Pronto 1

[DOC] Modelo de Currículo Pronto 2

[DOC] Modelo de Currículo Pronto 3

[DOC] Modelo de Currículo Pronto4

[DOC] Modelo de Currículo Pronto 5

[DOC] Modelo de Currículo Pronto 6

[DOC] Modelo de Currículo Pronto 7

[DOC] Modelo de Currículo Pronto 8

[DOC] Modelo de Currículo Pronto 9

[DOC] Modelo de Currículo Pronto 10

Espero que tenha encontrado um modelo que tenha gostado. Agora expulse a preguiça e dê o seu melhor na hora de preencher o modelo, eu sei que você consegue. Deixe sua dúvida nos comentários se precisar de ajuda!

Partilhe essa página com seus amigos e familiares para que eles também possam ter acesso a este belíssimo conteúdo que tem ajudado milhares de pessoas a redigir os seus CVs e a melhorarem drasticamente as suas chances de sucesso nas candidaturas de emprego.

20 Modelos de Currículos em Word Para Baixar

novembro 24, 2016 Candidatura, Curriculum Vitae, Modelos de Currículos

Comentários desativados em 20 Modelos de Currículos em Word Para Baixar

Modelos de currículos em word prontos são sempre bem vindos na hora de produzir o seu. Eles ajudam a poupar tempo e inspiram àqueles que não tem muita paciência ou talento para produzir este tipo de documento. A redacção de um currículo de qualidade (Curriculum Vitae), sempre foi ensinamento reincidente no Me Recrute, por isso é importante que você entenda que de forma alguma estes modelos devem ser tidos como definitivos e prontos para serem enviados, após você preencher e substituir com os seus dados.

Reserve tempo para reunir o melhor da sua experiência, qualificações e habilidades fortes relacionadas à vaga específica na qual você deseja se candidatar com o currículo que você quer produzir agora. Se você deseja sobressair, faça mais do que preencher este modelo. Conheça as 44 Dicas Para Produção de um Currículo de Sucesso.

20 modelos de currículos em word para baixar editar e enviar

A maior parte dos documentos abaixo estão em formato .doc, o que significa que você poderá baixar e editar em qualquer editor de texto em qualquer dispositivo, no entanto existem alguns modelos que estão no formato mais .docx, que é mais moderno e exige o Microsoft Office 2007 ou mais recente para editar sem problemas.

Modelo de Currículo 1

Modelo de Currículo 2

Modelo de Currículo 3

Modelo de Currículo 4

Modelo de Currículo 5

Modelo de Currículo 6

Modelo de Currículo 7

Modelo de Currículo 8

Modelo de Currículo 9

Modelo de Currículo 10

Modelo de Currículo 11

Modelo de Currículo 12

Modelo de Currículo 13

Modelo de Currículo 14

Modelo de Currículo 15

Modelo de Currículo 16

Modelo de Currículo 17

Modelo de Currículo 18

Modelo de Currículo 19

Modelo de Currículo 20

Entre tantos modelos de currículos, eu tenho a certeza de que pelo menos um chamou a sua atenção. Agora lhe desejo muita sorte e força nesta jornada que eu sei que não é fácil. Preserve, que sua vez irá chegar com certeza!

Como Enviar Currículo e Carta Por Email

abril 5, 2016 Candidatura, Curriculum Vitae

Comentários desativados em Como Enviar Currículo e Carta Por Email

Neste artigo vou deixar um um exemplo da mensagem a ser enviada por email quando for candidatar-se a uma vaga emprego.

Ao enviar a sua candidatura via e-mail, não se esqueça de incluir o seu nome e o título da vaga em questão na linha do assunto do email.

Modelo de email de candidatura por email

Assunto do email: Assistente de Direcção – Matope José

Mensagem do email:

Prezado Sr. Gestor de Recursos Humanos / Prezado Sr. Nome,

Eu tive a alegria de ver o seu anúncio de emprego publicado ontem no Me Recrute, relativo à vaga para um Assistente de Direcção e decidi enviar a minha candidatura.

Enquanto Assistente na Direcção de Comunicação para a empresa Lugela, escrevi artigos para o site da empresa e produzia os comunicados para a imprensa local. Também era o responsável pela produção e gestão dos boletins informativos para os assinantes da empresa.

Pode listar outras experiências relevantes para a vaga aqui.

Poderá encontrar o meu currículo em anexo. Se eu puder lhe fornecer qualquer informação adicional sobre a minha experiência e qualificações, estarei sempre disponível.

Aguardo ansioso por uma resposta da vossa parte,

Obrigado pela sua consideração.

Matope José
Endereço
O email
Telefone residencial
Celular

Nota:
Anexe o seu currículo no email a ser enviado, no formato solicitado pelo empregador. Caso não lhe seja exigido um formato específico envie os documentos em PDF ou Word.

Observação: Este exemplo é fornecido apenas para orientação. Você deve sempre procurar adaptar este modelo de acordo com a situação específica e com base nos dados que você obteve ao fazer a pesquisa sobre a empresa e a posição em aberto.